O município de Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas, recebeu na última sexta-feira, 06 de dezembro a Caravana Mães de Minas. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com o município e contou com serviços e atrações voltados para às mães e gestantes. O objetivo foi fortalecer as ações de redução da mortalidade infantil e materna no Estado de Minas

As atividades aconteceram na Praça Presidente Vargas (próximo à rodoviária). Na sexta, a população participou da atração Cine Mãe que exibiu o filme “O que esperar quando está esperando”. O longa metragem narra a história de cinco casais prestes a ter primeiro filho.

No sábado, 07 de dezembro, de 9 às 13 horas, também na Praça Presidente Vargas, as gestantes, mães, pais e familiares contaram com a prestação de serviços e informações. Neste dia, puderam conhecer um pouco mais sobre Projeto Mães de Minas e se cadastrarem no155. O evento ofereceu oficinas de aleitamento materno, cuidados com o bebê, primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, maquiagem com colaboração do Interact Club, Shantala, além de um estúdio onde as mamães puderam tirar fotos. A população também pôde aferir pressão e glicose e assistir às apresentações musicais e de Jiu Jitsu feitas por crianças e adolescentes acompanhados pelo Centro de referência de Assistência Social (CRAS) de Carmo da Mata.

A gestante Lucianara Cristina Gois Santos, 32 anos, grávida de 6 meses, aprovou a ação promovida pelo e Estado e município. “Eu adorei. Foi ótimo. Participei das reuniões, me cadastrei no Mães de Minas e até já me ligaram”, disse a mãe de Lara Cristina, de 4 anos. Outra mãe que gostou foi Gleisiane Batista Morais, 33 anos, grávida do primeiro filho. “Pretendo participar de todas as oficinas que tenho direito. Estou gostando muito”, comentou a Gleisiane.

Para a Secretária Adjunta de Saúde de Carmo da Mata, Ana Paula Giani Assunção, a ação foi proveitosa para as gestantes do município. “As gestantes curtiram muito. Elas sentiram que era o dia delas com a possibilidade de participar de oficinas voltadas exclusivamente para o cuidado com bebê”, destacou a Secretária Adjunta.

A referência dos Comitês em Defesa da Vida da SRS-Divinópolis, Marilene Ferreira, ressaltou que o projeto Mães de Minas tem o foco na proteção e cuidado da gestante e da criança. A intenção é identificar e acolher 100% das gestantes mineiras, por meio da Rede Viva Vida. Aqui elas têm a oportunidade de se cadastrarem no 155, um serviço gratuito. Neste call center, a proposta é monitorar a gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê”, explicou a referência da Regional de Saúde.

Por Willian Pacheco / SRS - Divinopólis