A partir de março do ano que vem, as vacinas de HPV e Hepatite A entrarão para o calendário de vacinação dos brasileiros. Com o propósito de orientar as referências técnicas com relação à implantação dessas vacinas, a Regional de Saúde de Uberaba realizou na quinta feira, 05 de dezembro, uma oficina de orientação voltada para os Municípios. Algumas informações e orientações importantes foram repassadas. Dentre elas, que a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) deverá ser ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos, combatendo fatores de risco que podem levar o surgimento do câncer de colo de útero, segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres no Brasil, por isso a importância da vacinação e de cuidados.

Já a vacina contra a hepatite A, ainda sem data específica para a disponibilidade no próximo ano, deverá ser ministrada em dose única para todas as crianças de 12 meses até menores de dois anos, pois a hepatite é uma doença que atinge um índice alto nesse grupo. Doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA e que afeta o fígado, sua transmissão se dá através de baixas condições de saneamento básico e higiene pessoal. Nesse caso então é imprescindível que, além dos cuidados especiais, se administre a vacina.

O objetivo da Oficina foi conscientizar as referências técnicas, além de repassar a importância da implantação e administração das vacinas, para que elas trabalhem a vacinação aliada ao exame preventivo e a ações educacionais de prevenção a população, para diminuir assim os números de casos das doenças nos Municípios e no Estado.

Por Juliana Bisinoto