O evento é organizado pelo Banco Mundial, como um fórum de discussão sobre o direito a uma atenção à saúde de qualidade

Salzburg, Áustria, será o destino de uma comitiva da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que, de 08 a 13 de dezembro, participará do Simpósio Global “Impulso à Cobertura Universal em Saúde: A Ciência da Prestação de Serviços de Saúde e o Direito a uma Atenção à Saúde de Qualidade. O evento organizado pelo Salzburg Global Seminar, pela Universidade de Dartmouth e pelo Instituto do Banco Mundial tem como objetivo explorar conhecimentos derivados da ciência da saúde e a aplicação prática dos modelos focados no atendimento aos usuários de forma a expandir a melhoria dos sistemas de cuidados de saúde.

A comitiva da SES formada pela chefe de gabinete, Marta de Sousa Lima, pela assessora de comunicação social, Gisele Bicalho, pela coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Mônica Vallone, pelo subsecretário de Inovação e Logística em Saúde, João Luiz Soares e pelo coordenador de Mobilização Social, Joney Fonseca Vieira, à convite da organização do evento, compartilhará a experiência obtida no trabalho de redução da mortalidade materna e infantil traduzido pelo Projeto Mães de Minas.

Diagnóstico da mortalidade materna e infantil no Estado, o processo de implantação e funcionamento do Call Center 155, os critérios de estratificação de risco das gestantes, a cobertura da atenção primária em Minas Gerais e a mobilização social e estratégias de comunicação serão temas apresentados pela equipe mineira que participará de mesas de discussão composta por profissionais de saúde, acadêmicos, pesquisadores e autoridades políticas de vários países.

“Além de ser uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho ao Banco Mundial, teremos ainda um espaço para troca de experiências e de articulação de forma a aperfeiçoarmos o nosso trabalho com o Projeto Mães de Minas”, ressalta a chefe de gabinete da SES, Marta de Sousa Lima. Um dos objetivos da comitiva é provocar a construção de um plano de caráter inovador que possa apoiar as ações, já realizadas pela SES que visam à redução da mortalidade materna e infantil em Minas Gerais.

Como definir e medir o valor dos cuidados com a saúde, como pôr em prática os princípios baseados em abordagens legais e como envolver pacientes e comunidades na implementação e monitoramento dos cuidados com a saúde, dentre outros temas afins, serão abordagens exploradas em sessões expositivas e seguidas por discussões entre os participantes do evento.

O projeto

O Mães de Minas é um projeto lançado em 2011 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pertence à Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde que tem como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras. Para ter acesso ao acompanhamento gratuito basta se cadastrar pelo telefone 155.

Todas as informações recebidas são preservadas e é garantido o sigilo dos dados coletados. Após o cadastro, a gestante é monitorada em sua gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e receber orientações sobre sua gestação.

Por Joney Fonseca Vieira.