A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participa, no dia 14 de dezembro, da Ação Cidadã-Rede Ouvir, organizado pela Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG).  Serão diversos serviços e atividades oferecidos à população para promover a cidadania e integrar os moradores belo-horizontinos, das 8h às 14h, no Parque Municipal da capital. O evento faz parte das comemorações oficiais dos 116 anos de Belo Horizonte.

O dengômetro (estande para difundir informações de combate à dengue) fará a distribuição de materiais educativos para orientar os visitantes. Sobretudo no período chuvoso do ano, os cuidados preventivos contra a doença precisam ser redobrados. Já as mulheres com faixa etária acima de 40 anos poderão fazer consultas e exames de mamografia. Através do mamógrafo móvel (caminhão itinerante), esse serviço especializado será ofertado para o público feminino.

As gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, terão a oportunidade de se cadastrar no Projeto Mães de Minas - maior programa estadual do país neste segmento - e receber cartilhas e materiais informativos. O objetivo principal do projeto é acolher, identificar e acompanhar a gestação de 100% das mães mineiras. Após o cadastro, elas passam a ser monitoradas em sua gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, elas podem tirar dúvidas e receber orientações sobre sua gestação.

Como forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e orientar a população, serão distribuídos materiais informativos sobre a AIDS e outras DST’s. Além disso, preservativos masculinos serão entregues, gratuitamente, para os visitantes. O evento contará ainda com uma cabine de vídeo que exibirá orientações para a população sobre o câncer de mama, gripe, AIDS e outras DSTs, dengue e mortalidade materna e infantil.

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas é um projeto inovador que tem como objetivo consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O objetivo é fomentar a criação de ouvidorias públicas municipais e o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.

Por Alexandre Dutra