A Caravana Mães de Minas esteve em Araxá neste fim de semana, levando muita prestação de serviço, acolhimento, cidadania e carinho às mães e gestantes da cidade. O evento faz parte do projeto Mães de Minas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), e que contou, em Araxá, com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde e da TV Integração.

A chuva no sábado, 30 de novembro, não foi obstáculo para que a Caravana fosse um sucesso. Depois de se cadastrarem gratuitamente em uma das tendas montadas na Praça da Juventude, as participantes puderam acompanhar as oficinas de Cuidados Básicos com o Bebê e de Aleitamento Materno. Além disso, houve também demonstração de técnicas de shantala, um método milenar indiano de massagens para o bebê.

Ao fim, mamães e gestantes puderam tirar fotos que eram impressas na hora, em um estúdio montado dentro do caminhão Mães de Minas. Vane Cristina, que levou seu bebê de oito meses, revela que a Caravana lhe deu todo o carinho necessário. “Usufrui de todo o evento. Estou muito feliz pelo modo que estou sendo tratada. Essa atenção é muito importante para nós”, conta. Já Pâmela Silva, mãe de Rafael de apenas seis meses, diz que a manhã de sábado foi especial. “Aproveitei muito, aprendi bastante com as palestras e oficinas que acompanhei hoje. Espero que a Caravana volte mais vezes em Araxá para orientar mais gestantes”, conclui.

Importância

A Caravana Mães de Minas teve ação conjunta ao “Integração no Bairro”, atividade promovida pela TV Integração, filiada à Rede Globo. A Praça da Juventude, no bairro Urciano Lemos, foi palco de shows e atividades culturais, além de vários serviços oferecidos à população, como emissão de carteira de identidade, corte de cabelo e maquiagem.

O diretor da Gerência Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, ressalta a importância do Mães de Minas para a redução da mortalidade infantil e materna em toda Minas Gerais. “É essencial que mães e gestantes tenham este acompanhamento de perto. É um programa completo que vem, realmente, mudar a vida das participantes no período gestacional, com todas as ações voltadas à qualidade de vida desta parcela da população”, enfatiza.

Projeto

O projeto Mães de Minas é o maior programa estadual de proteção e cuidado da gestante e da criança do país. Lançado em 2011, o Mães de Minas tem intenção é identificar e acolher 100% das gestantes mineiras, por meio da Rede Viva Vida.

Para ter acesso ao serviço é simples. Basta se cadastrar gratuitamente pelo telefone 155. O registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.

Após o cadastramento pelo 155, a gestante terá um monitoramento da gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e buscar orientações sobre todo o processo gestacional.

Por Flávio Brunelli/ Cemais