A Primeira etapa da Caravana Mães de Minas chega nesta segunda-feira (02/12) a Carmo do Paranaíba, município que pertence à Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, a ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e visa a redução da mortalidade infantil e materna no estado.

A equipe de Mobilização Social estará no município entre os dias 02/12 a 05/12/2013. As atividades desta primeira etapa do projeto tiveram início hoje 02/12 com uma Reunião Estratégica que contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, além de outras lideranças. Haverá durante a tarde a Reunião Intersetorial para promover um diálogo entre os setores e a sociedade civil, além de desenvolver ações conjuntas para a proteção e o cuidado da mãe e da criança.

No segundo dia 03/12 acontecerá a Reunião de Articulação, com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Coordenadoras do CRAS E CREAS e Bolsa Família Conselho Tutelar e de Direitos. À tarde, será realizada a Oficina de Mobilização de Multiplicadores Sociais, com a presença de atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação das informações.

Na quarta e quinta-feira, 04 e 05/12 acontecerá um encontro, no qual as mães terão a oportunidade de conhecer o programa. Durante à tarde do dia 05/12 acontecerá uma reunião de encaminhamento para finalizar a primeira etapa.

Sobre o projeto

O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir a mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.

Através do Call Center (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Reunião Estratégica
09h às 11:30h