A Passarela da Alegria, no município de Salinas, no Norte de Minas, esteve movimentada na manhã deste sábado, 30, com a realização da Caravana Mães de Minas, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura. Sediado a 638 quilômetros de Belo Horizonte, pela primeira vez o município recebeu a Caravana que tem por objetivo mobilizar instituições públicas, empresas privadas e a sociedade civil organizada com vistas à redução da mortalidade infantil e materna.

Entre 9 e 13 horas, cerca de 100 gestantes participaram de oficinas sobre aleitamento materno e cuidados com a saúde do bebê, enquanto um público estimado em cerca de 400 pessoas aproveitaram a oportunidade para conhecer as ações do Programa Mães de Minas, criado pelo Governo do Estado. Cerca de 85 gestantes se cadastraram o Cal Center 155, por meio do qual a Secretaria de Estado de Saúde acompanha a gestação e os primeiros meses de vida das crianças. As mamães também participaram do sorteio de vários brindes doados por empresas privadas.

Com a participação das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, as atividades da Caravana Mães de Minas foram iniciadas sexta-feira, 29, com exibição de filme enfocando orientações para as gestantes e pais sobre a saúde das mães e das crianças.

Na opinião da coordenadora dos serviços de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Durães de Carvalho, a iniciativa da SES de realizar a Caravana Mães de Minas além de dar maior visibilidade ao programa de redução da mortalidade infantil e materna, aproxima o público alvo das ações implementadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, pois contribui para conquistarmos outras instituições, públicas e privadas, para se constituírem parceiras na redução da mortalidade infantil e materna”, conclui Priscilla Carvalho.

Mais Experiência

Com 29 anos de idade e mãe de três crianças, o mais novo com cinco meses de idade, a dona de casa, Shirlei de Oliveira entende que ganhou mais experiência ao participar da Caravana Mães de Minas. “As informações repassadas durante as oficinas foram muito importantes não apenas para mim que já tenho alguma experiência como mãe, mas também para as mulheres que estão se preparando para terem o primeiro filho. A iniciativa é muito importante para a população como um todo”, conclui a dona de casa.

O ajudante de serviços gerais, Adailton José Pereira Neves pai do pequeno Kelvis Gabriel, de apenas cinco meses de idade, também considera a realização da Caravana Mães de Minas uma ação “muito importante” do Governo de Minas para a sociedade. “Participei das oficinas acompanhando minha esposa, Graciene e acho que as informações recebidas contribuem no sentido de procurarmos ter uma vida mais saudável e proporcionarmos melhores condições de saúde para nossos filhos”, ressalta Adailton.

Por Pedro Ricardo