Começa na próxima segunda-feira, 02/12,  a Mobilização Social do Programa Mães de Minas no município de Borda da Mata, sul de Minas. Os encontros visam estabelecer parcerias e o apoio da cidade para a redução do número da mortalidade infantil e materna.

Participarão das atividades profissionais de Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, representantes comerciais e industriais do município, além de entidades religiosas e membros da sociedade civil organizada.

As reuniões são realizadas durante toda a semana na cidade para orientar as mães e grávidas de todo município, por meio do “Encontro com as Gestantes”, e organizar as atividades da Caravana Mães de Minas, evento que chega em Borda da Mata entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2014.

O Programa Mães de Minas é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado e executa várias ações de saúde com o objetivo de informar, cuidar e monitorar as gestantes mineiras. O acompanhamento é feito por telefone e as gestantes podem se cadastrar por meio do número 155. Após ser cadastrada, a gestante passa a ser acompanhada durante o pré-natal até o primeiro ano de vida do bebê, podendo, dessa forma, tirar dúvidas e adquirir orientações sobre a gestação.

A Caravana percorre os municípios de Minas Gerais com a intenção de divulgar as ações do programa Mães de Minas e, em janeiro, será a vez de Borda da Mata sediar as atividades para a redução da mortalidade materna e infantil.

Por Panmela Oliveira