Desde sexta-feira (22/11) iniciou o atendimento oftalmológico para pacientes acima de 50 anos. Desde que chegou na cidade, a carreta “Ver Minas” já realizou aproximadamente 4 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias. Na manhã de hoje (25/11) ao lado do Prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo e do Secretário de Saúde, Breno Henrique Simões, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques lançou oficialmente o programa em Minas Gerais.

O evento contou com a presença de várias autoridades, como: o Deputado Federal, Eduardo Azeredo; o Deputado Estadual, Duílio de Castro; o presidente do COSEMS, Mauro Junqueira; o presidente do CISMISEL, Humberto Fernando Campelo; a presidente administrativa da INSG, Patrícia Alves Costa Machado; o presidente do Conselho de Saúde, Gercino José dos Reis; presidente da Câmara Municipal, Márcio Paulino; o Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Marcílio Dias; a Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Geralda Cristina Alves de Souza; vereadores; secretários municipais; dentre várias outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o Secretário Antônio Jorge ressaltou que, através dessas ações, o poder público aproxima-se do cidadão. “Dessa forma, promovemos a aproximação do cidadão através das ações, seja Dengue, Mães de Minas, ações de enfrentamento de doenças de grandes agravos, oftalmologia, além, claro, de reduzirmos a demanda reprimida. Em Sete Lagoas, conseguimos, até o momento, atingir nossas expectativas, com mais de 850 cirurgias em apenas três dias de evento”, declarou.

O Secretário Breno cumprimentou a todos e agradeceu, em especial, ao Secretário Antônio Jorge. “Agradecemos muito a parceria do Estado nas ações da Saúde em nosso município. Assumimos a secretaria com uma demanda reprimida de mais ou menos cinco mil procedimentos em, com esse grande evento, vamos reduzir muito esse número”, destacou.

O Prefeito Marcio Reinaldo ressaltou sua presença diária no programa. “Desde que iniciou na cidade, estive todos os dias na Feira e fiquei emocionado ao ver tantas pessoas, entre idosos, adultos, cadeirantes, saírem satisfeitos e felizes com o atendimento. Espero que esses 10 dias sejam suficientes para atender nossa demanda. Tenho certeza que esse é o maior evento da nossa gestão desde que assumimos”, finalizou.

Na oportunidade, o Secretário Antônio Jorge recebeu do Prefeito a Medalha de Honra ao Mérito e, em seguida, entregou para a cidade duas ambulâncias para atender o SAMU de Sete Lagoas. Após a cerimônia de lançamento do programa, as autoridades conheceram toda a estrutura da Feira da Saúde e do programa “Ver Minas” e, em seguida, foram conferir de perto o andamento da obra de construção do Centro Materno Infantil (CMI) na Irmandade Nossa Senhora das Graças.

Dados atendimentos "Ver Minas" até 25/11

Atendimentos: 4.208
Cirurgias: 1.120

Paralelamente ao lançamento do programa, várias ações aconteceram na Feira da Saúde, dentre elas:

- Mamógrafo Móvel: caminhão com espaço para consultas e exames de mamografia.
Público Alvo: Mulheres acima de 40 anos.

- Dengue Móvel: caminhão que realizou troca de focos da dengue (latas, pets e pneus) por material escolar e óleo de soja.

- Caravana Mães de Minas: caminhão com cabine de fotografias e oficinas para gestantes.
Público Alvo: Gestantes em qualquer período de gestação.

- Caravana do Lazer: Parceria com a Secretaria de Esportes com cama elástica, pula-pula e piscina de bolinha.
Público Alvo: Crianças de até 12 anos.

- Programa Ver Minas: consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
O caminhão do programa “Ver Minas” permanecerá na cidade por 10 dias (do dia 22/11 até o dia 01/12).
Público Alvo: Homens e Mulheres acima de 50 anos.

OBS.: É imprescindível a apresentação da identidade e do cartão SUS (quem não tiver o cartão, a Prefeitura de Sete Lagoas está fazendo na hora).