Para promover a saúde das gestantes e das crianças de Sete Lagoas, no dia 25 de novembro o município recebeu a Caravana Mães de Minas. A ação fez parte da Feira de Saúde realizada na cidade e integra o projeto Mães de Minas, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

As atividades aconteceram na Praça Dom Carmelo Mota, também conhecida como Praça da Feirinha, localizada na região central da cidade. Durante as oficinas oferecidas para as gestantes, as futuras mamães receberam orientações sobre cuidados com os bebês e dicas para o aleitamento materno. Também foi exibido um vídeo sobre o trabalho das Doulas (assistentes de parto que dão um apoio físico e emocional às gestantes) e todas as participantes da Caravana puderam se produzir e tirar fotos em um estúdio montado no local. Em seguida, as fotos eram impressas para que todo o público levasse para casa uma recordação do evento.

Grandes parcerias contribuíram para o sucesso da mobilização em Sete Lagoas. A Unimed ofereceu oficina de shantala – massagem milenar indiana que traz grandes benefícios para o bebê. Já o Instituto Embeleze deixou todo o público mais bonito através de cortes de cabelo e maquiagem. A Avon também esteve presente fazendo prospecção de revendedores e a UBS Luxemburgo promoveu uma massagem relaxante para as mulheres. As secretarias de Saúde e Esporte do município se uniram e ofereceram a oficina de Liangong – ginástica oriental que previne e trata diversas doenças como hipertensão, lombalgia, insônia e dores no corpo.

Promoção da saúde

Quem não perdeu tempo e participou de todas as atividades oferecidas, foi a costureira Valdirene de Almeida Alves Rocha, de 32 anos. Com quase oito meses de gestação, ela aguarda ansiosa a chegada de seu segundo filho. “Ainda não conhecia o Projeto Mães de Minas e foi muito bom ter vindo participar da Caravana. Aprendi muita coisa sobre a hora do banho, procedimentos na hora da cólica e como utilizar utensílios como cotonetes, soro, sabonete e algodão”, contou.

Valdirene ainda ressaltou a importância dessas dicas: “Na minha primeira gravidez, não tive muitas informações. O umbigo do meu filho, por exemplo, eu não curei porque não tive orientação. Agora já aprendi o que precisa ser feito e farei o procedimento correto no meu segundo filho”, relatou.

Durante o evento, as gestantes e mães com filhos de até um ano de idade concorreram a brindes e puderam se cadastrar no Projeto Mães de Minas. A partir desse cadastro, elas passam a ser acompanhadas pelo call center do projeto, composto por uma equipe de 96 atendentes, conhecidas como madrinhas. Trata-se de avós e mães treinadas para oferecer um atendimento diferenciado e mais humanizado.

Elas checam se a gestante foi a uma consulta, informam sobre exames que precisam ser feitos e vacinas que o bebê precisa tomar. Além disso, 12 médicos e 10 enfermeiros, em plantão diário de 24 horas, tiram as dúvidas das mulheres cadastradas. O cadastro também pode ser feito diretamente na Central, pelo número 155. A ligação e o atendimento são inteiramente gratuitos. A dona de casa Maria da Conceição de Lima Santos, de 37 anos, passou por essa experiência em sua primeira gestação. Através do posto de saúde de Sete Lagoas, ela conheceu o Projeto Mães de Minas e fez seu cadastro.

“As atendentes me acompanharam durante toda a gravidez. Minha filha está hoje com cinco meses e ainda ganhei um enxovalzinho para ela. Estou participando da Caravana Mães de Minas e pude reforçar muitas coisas que as atendentes me informaram pelo telefone. São muitas dicas que recebemos”, elogiou.

O projeto

O Mães de Minas é um projeto lançado em 2011 e pertence à Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde que tem como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras. Para ter acesso ao acompanhamento gratuito basta se cadastrar pelo telefone 155.

Todas as informações recebidas são preservadas e é garantido o sigilo dos dados coletados. Após o cadastro, a gestante é monitorada em sua gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e receber orientações sobre sua gestação.

Por Alexandre Dutra