Mesmo sob chuva, as futuras mamães da bela São Lourenço, cidade localizada no sul de Minas, participaram, no último sábado, 23/11, da Caravana Mães de Minas. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço (SMS), para redução da mortalidade infantil e materna.

A Caravana ofereceu oficinas de aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, orientação nutricional, tipos de parto e saúde bucal da criança. Além disso, na sexta-feira, 22/11, as gestantes assistiram a uma sessão de cinema ao ar livre, o Cine Mãe, que exibiu o filme “O que esperar quando se está esperando”.

A comerciante Lívia de Carvalho dos Santos, grávida de quatro meses da menina “Helena”, já havia se cadastrado no 155, central telefônica do Projeto Mães de Minas, e elogiou as oficinas ministradas. “Como sou mãe de primeira viagem, está sendo ótimo aprender sobre as propriedades do leite, como dar o primeiro banho e como nos preparar para o parto. Isso dá mais segurança para gente”, disse.

Lívia aproveitou para registrar seus momentos com a família na Cabine de Fotografia e levar um retrato de recordação para a filha que está por vir. “Já imaginou que legal eu mostrar isso para ela daqui a um tempo?”. Quem também aproveitou para se instruir sobre os preparativos da gravidez foi a dona de casa Suse Andréia Xavier. “Estou com um pouco de medo para quando tiver que amamentar, mas aprendi hoje várias dicas para já ir me preparando”, contou.

Para a Superintendente Regional de Saúde de Varginha, Mabelle de Barros Leite, a Caravana Mães de Minas é um momento para unir esforços dos diversos segmentos para dar significado à redução da mortalidade infantil e materna. “Temos diversos parceiros atuando em conjunto na Caravana Mães de Minas. É uma forma de mostrar que estamos todos empenhados em garantir uma gravidez saudável para as mulheres de São Lourenço”, defendeu.

O secretário municipal de saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães Junqueira, endossou a opinião. “Como município polo, a mobilização da qual São Lourenço fez parte para a Caravana deve servir de exemplo para os municípios da região para a promoção da saúde da mulher e da criança”, disse. Participaram também da Caravana em São Lourenço gestantes dos municípios de Baependi e Caxambu.

Segundo a SMS, São Lourenço registrou, no ano de 2013, sete óbitos infantis e nenhum materno. As equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que acompanham o pré-natal das gestantes, cobrem cerca de 70% da cidade. Até agora, aproximadamente 160 gestantes e mães são acompanhadas pelo 155.

Para a diretora da atenção básica da SMS, Aline do Nascimento e Silva, a Caravana é mais uma forma de legitimar a atuação dos agentes comunitários de saúde (ACS) no âmbito do Projeto Mães de Minas. “A Caravana é um reforço de um movimento que deve ser contínuo em nosso município, que é o acolhimento de todas nossas mulheres pelo Projeto Mães de Minas pelos nossos ACS”, afirmou.

Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas nasceu com o propósito de conhecer e acompanhar as gestantes e crianças de Minas Gerais. Por isso, para garantir o acolhimento e a proteção necessários, foi criado o call Center 155, composto por uma equipe de 96 atendentes, conhecidas como “madrinhas” – mães e avós treinadas para oferecer atendimento humanizado.

Elas checam se a gestante foi à consulta agendada, ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames, se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco. Além disso, 12 médicos e 10 enfermeiros, em plantão diário de 24 horas, prestam atendimento às mulheres cadastradas.
Desde seu lançamento, em 2011, já foram cadastradas mais de 120 mil gestantes em todo o estado.

•    Amore
•    AVON
•    Baby Sinai
•    Boticário
•    Buá confecção e Artesanato do bebê
•    Carlos Henrique
•    Casa de Apoio à Gestante de Alto Risco e Puérpera (CAGEP)
•    Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
•    César Castelinho
•    Clínica Doutor Lessa
•    Conselho da Mulher
•    Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
•    Conselho Tutelar
•    Doces São Lourenço
•    Dorinha Baby
•    Drogaria Erva Doce
•    Faculdade São Lourenço
•    Farmácia Central
•    Farmácia Costa
•    Farmácia Itapema
•    Hospital São Lourenço
•    Hotel Guanabara
•    Lojas Cem
•    Nestlé Waters/ Parque das Águas
•    Paloma Presentes
•    Pastoral da Criança
•    Prefeitura Municipal
•    Querubins
•    Secretaria Municipal de Saúde
•    Secretaria Municipal de Turismo
•    Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)
•    Trem da Alegria
•    Uni Duni Tê
•    UNIMED
•    Vereador Fabrício

Could not load widget with the id 23.

Por Alexandre Ribeiro