O segundo dia da 1ª Jornada Mineira de Redução da Mortalidade Infantil e Materna, que aconteceu em São Lourenço, movimentou agentes comunitários de saúde, gestores e profissionais da área. O evento iniciou-se com a abertura realizada pelo Secretário de Saúde do Município de São Lourenço e também Presidente do– Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS), Mauro Guimarães Junqueira, que parabenizou o Governo do Estado de Minas Gerais, na pessoa do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, pela iniciativa. “É com muita satisfação que recebemos este evento que reúne profissionais em prol de uma causa nobre”.

O Secretário de Estado, Antônio Jorge, saudou aos presentes e falou da importância do ACS na captação precoce da gestante, afirmando que “agentes fortalecidos resultam em uma população saudável e fortalecida. É uma categoria profissional jovem, que deve abrir-se ao debate e buscar sempre este princípio do fortalecimento da saúde”.

O secretário falou do Programa Mães de Minas, que faz parte da Rede Viva Vida. O mães de Minas, nascido em 2012, mira a vigilância da qualidade do pré-natal, acompanhando e captando precocemente as gestantes do Estado. Objetiva a redução da mortalidade materna e infantil através de ferramentas como o Disque 155 e de incentivos financeiros às equipes de Saúde da Família para identificação precoce da gestante, além da estruturação dos pontos de atenção na rede. O Secretário abordou, ainda, as ações que são de responsabilidade dos agentes comunitários de saúde e às equipes de Saúde da Família. “Mensalmente são enviados a todos os gestores de saúde do Estado relatórios das gestantes acompanhadas pelo Mães de Minas. A intenção é a cooperação, e não o monitoramento e cobrança. É um trabalho conjunto de alinhamento”.

Dando prosseguimento às iniciativas que preveem a intensificação das atividades na Atenção Primária com intuito de qualificar o trabalho e reduzir a mortalidade, foi explanado, pelo Superintendente de Atenção Primária da SES-MG, Wagner Fulgêncio, uma iniciativa do Governo do Estado de Minas, que consiste na doação de tablets a todos os municípios mineiros, de acordo com o número de agentes. O projeto, intitulado “Agente Conectado de Saúde”, é inserido no Programa Saúde em Casa, e visa uma atuação on line destes profissionais, que, a partir desta ferramenta, poderão trocar informações, alimentar sistemas em geral e otimizar, com isso, o trabalho diário do agente. A primeira entrega dos tablets será realizada em dezembro de 2013, e as demais, até junho de 2014. Os critérios de distribuição estão disponibilizados no site da SES.

A Mobilização Social também foi tema de palestra na parte da tarde do evento, guiada pelo servidor da SES-MG, Referência do Núcleo Estadual de Mobilização Social, Alexandre Ribeiro. Alexandre explicou sobre o fluxo da Mobilização Social no Estado, bem como as ferramentas e materiais disponibilizados pelo Governo de Minas, tal como a Caravana Mães de Minas, que estará em São Lourenço no próximo sábado, dia 23. Trinta municípios do Estado estão recebendo a Caravana.

A jornada encerrou-se com uma participação do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACE), através dos representantes Rita Duque, Marisa Braga e Juvenal Araújo.

Por Tânia Corrêa