A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) finalizou ontem (19-11), no auditório da Regional, a última das três capacitações de Teste Rápido do Projeto Nascer para enfermeiros e farmacêuticos-bioquímicos de hospitais maternidade das regiões de saúde de Mantena, Resplendor, São João Evangelista/Santa Maria do Suaçuí e Governador Valadares.

O objetivo do evento, segundo a referência Técnica em DST-Aids da SRS-GV, Sônia Martins Galvão, “foi capacitar os profissionais dos hospitais das microrregiões na execução de quatro testes rápidos, que são: HIV, Sífilis, e Hepatite B e C”, informou.

Foram abordados pelas multiplicadoras da capacitação, Maria Aparecida Lima, do Hospital Municipal de Governador Valadares e Mericley Ângela de Oliveira e Marcilene Marinho, ambas do Centro de Referência em Atenção Especial á Saúde (CRASE), temas como Aconselhamento, Riscos e Vulnerabilidade e Implicações éticas do HIV, Simulação de Aconselhamento, Teoria de Teste Rápido e ao final foi realizada uma aula prática dos Testes Rápidos.

Para a enfermeira do Hospital Evangélico de Mantena, Kelly Pereira da Silva, a capacitação foi bem proveitosa. ”Eu já tinha participado de outros treinamentos, mas este foi o mais informativo, com orientações específicas sobre os quatro testes rápidos”, avaliou.

Projeto Nascer

Lançado pelo Ministério da Saúde, em 2002, e acompanhado e executado em Minas pela SES-MG, o Projeto Nascer tem o objetivo de combater a transmissão vertical do vírus HIV, cujo contágio ocorre de mãe para filho. É, além disso, uma importante ação do Programa Viva Vida, que tem como uma de suas finalidades a redução da mortalidade infantil. Outra meta do projeto é o controle da transmissão vertical da Sífilis Congênita.

O projeto atua em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em municípios considerados prioritários e que atendam a mais de 500 partos por ano.

Ele amplia a cobertura do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, garantindo a realização do teste rápido do HIV e sífilis em mulheres que não fizeram os exames no pré-natal da rede do SUS.

Testes de rápido diagnóstico e medidas para prevenção e profilaxia, além da capacitação de equipes em aconselhamento, vigilância epidemiológica e manejo clínico de parturientes HIV positivas e crianças expostas, são algumas medidas adotadas pelo Projeto Nascer.

Por Frederico Bussinger