Sensibilizar gestores e profissionais de saúde quanto à prioridade estadual de redução da mortalidade infantil e materna, é com esse objetivo que se inicia o primeiro dia da 1ª Jornada Mineira de Redução da Mortalidade Infantil e Materna / Macros Oeste e Centro, que acontece hoje e amanhã (13 e 14) em Belo Horizonte.

A jornada, que acontece no Expominas, é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e faz parte das ações do projeto Mães de Minas que está inserido dentro da Rede Viva Vida e que tem como meta promover a saúde da mulher e da criança, assegurando atendimento universal, integral, humanizado e especializado em diferentes condições, visando à redução da mortalidade materna e infantil.

Durante a solenidade de abertura da jornada Mineira de redução da mortalidade Infantil e materna, que contou com a participação do Secretário Adjunto, Francisco Júnior Tavares, foi destacado que a Rede de atenção à saúde da mulher e da criança é uma prioridade do governo de Minas e o grande ponto desse encontro de profissionais é propiciar momentos de discussões técnicas referentes aos fluxos assistenciais, protocolos clínicos e dos critérios de estratificação de risco da estante.

Francisco Júnior, agradeceu aos parceiros de jornada e também todos presentes que acolheram o chamado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), e lembrou que esse é um evento de mobilização e requer a ajuda de todos. “Esta é a penúltima jornada de Minas, dentre todas, temos mais de 10 mil pessoas que participaram e estão mobilizadas no Estado. Sabemos que a mortalidade teve uma grande queda devido aos esforços e trabalho que estamos fazendo ao longo de alguns anos, porém existem muitos desafios ainda. Precisamos avançar mais e garantir que todas as gestantes façam as consultas mínimas estabelecidas. Óbito materno e infantil em Minas é tratado como tragédia e essa causa é prioritária para o Secretário Antônio Jorge,” destacou.

Para a Gestora, Denise de Limas, do Município de Santana do Riacho que estava acompanhada de uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, o evento é de extrema importância e se trata de um tema muito relevante. “Vai ser de grande valia participar da jornada e conhecer melhor as estratégias e poder aplicar na prática. Vamos desenvolver um trabalho de melhor qualidade. Fizemos questão de nossas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) estarem aqui também, aprendendo para aplicar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e divulgar os programas”. O Secretário de Saúde, Antônio Jorge, participará amanhã, quinta-feira (14/11) da mesa redonda às 10 horas.

Mães de Minas

O projeto Mães de Minas nasceu em 2012 e trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, alicerçada na rede viva vida de atenção à mulher e à criança existente desde 2003 no estado de Minas Gerais.

O grande objetivo é reduzir a mortalidade infantil em Minas Gerais e garantir um nascimento mais digno e mais saudável.

Por meio do projeto, o estado já investiu em leitos de UTI Neonatal e Pediátricos, em cerca de 20 hospitais, incluindo a construção e estruturação de 200 novos leitos com recursos de R$ 35.498.713,52 milhões do tesouro estadual; Melhoria e adequação dos centros Viva Vida, com adequação dos protocolos e procedimentos; expansão da rede de maternidades credenciadas para assistência à gestante de alto risco, com previsão de mais 10 maternidades; implantação de mais 11 novas casas de apoio à gestante vinculadas às maternidades credenciadas em alto risco em todo o estado, totalizando 30.

Para a Técnica de Enfermagem, Dênia Mara, o programa tem uma ideia brilhante e pode ajudar muito nos trabalhos realizados pelos profissionais dentro das UBS. “Quero aprender mais sobre o programa e todos os benefícios que ele pode trazer, assim vou divulgar mais o projeto e ajudar a direcionar as mamães”, concluiu.

Até o momento são 123.729 gestantes cadastradas, 103.443 cadastros realizados pela própria gestante, 72.759 viraram mães e no momento são 36.435 gestantes sendo acompanhadas.

Portal rede mães de minas

O projeto rede mães de minas é uma parceria entre a fundação Assis Chateaubriand e a SES que visa promover ações de educação em saúde para gestantes e mães de bebês na primeira infância.

No site, encontra-se várias opções de conteúdo, como dicas de médicos ginecologistas, pediatras, clínicos gerais e enfermeiras sobre assuntos que toda mulher deve saber nessa fase. Além de poder interagir com outras mães e profissionais de saúde por meio da rede social do projeto. Nesta rede, é possível compartilhar, curtir e comentar notícias, imagens de ecografias, fotos do bebê, além de participar de fóruns de discussão com grupos temáticos.

Por Lorena Melo