O município de Miraí, na Zona da Mata mineira, recebeu no dia 09 de novembro de 2013 a Caravana Mães de Minas. Durante a caravana, as gestantes tiveram acesso a  oficinas de orientações e cuidados com o bebê e aleitamento materno, estúdio de maquiagem e fotografia, aferição de pressão e sorteio de brindes  doados pelos parceiros.

 

Além de todas as atividade oferecidas, esta edição da Caravana faz a exibição do filme “O que esperar quando está esperando”, uma comédia com atores consagrados como Jennifer Lopez, Cameron Diaz e ao ator brasileiro Rodrigo Santoro, contando a história de quatro casais que experimentam a empolgação, apreensão, humor e algumas dificuldades enquanto se preparam para viver a maternidade.

Com olhos atentos e bastante concentrada, a estudante Daniela Ferraz de 15 anos estava animada com as explicações recebidas. "Todas as oficinas foram importantes para mim, mas principalmente a de cuidados com o bebê por que eu não sabia nem como colocar uma fralda e lá a instrutora me ensinou com todo carinho", concluiu a gestante. “Aprendi a cuidar das casquinhas que aparecem na cabecinha no meu bebê e que a forma certa de amamentar é com a barriguinha dele encostada na minha”, declarou Rosana Amaral, 27 anos, e mãe de primeira viagem que foi acompanhada do marido.

Ao final do dia de trabalho a equipe organizadora contabilizou o cadastramento no Call Center (155) de 88% (oitenta e oito por cento) das gestantes do município. "O objetivo da caravana é melhorar a qualidade do atendimento e atenção integral das gestantes e das crianças. E é a partir do cadastramento que conseguimos fazer o acompanhamento de forma eficiente, assim reduzindo o índice de mortalidade materna fetal e infantil", declarou a Referência Técnica da GRS/Ubá, Maria Célia Motta Gressi.

Caravana Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir à mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê. Através do Call Center Gratuito (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Por Graziele Martins Neves