Belo Horizonte recebeu neste fim de semana a Caravana Mães de Minas. O evento faz parte do projeto Mães de Minas, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e que, em BH, teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. O programa tem como objetivo a conscientização das mães e gestantes sobre a mortalidade infantil e materna, e orientá-las através do número 155.

A Caravana foi realizada na Faculdade Faminas, em Venda Nova. As atividades começaram na sexta-feira, com o Cine Mãe, que exibiu o longa-metragem “O Que Esperar Quando se está Esperando”. O filme, que tem no elenco atores renomados como Cameron Diaz, Jennifer Lopez, além do brasileiro Rodrigo Santoro, conta a história de quatro casais que enfrentam os desafios e peculiaridades da gestação.

A auxiliar administrativa Sarah Paiva aprovou a trama e se identificou em alguns momentos da história. “Filme é ótimo, mostra que cada um reage à gravidez de uma forma. Eu me vi em várias situações. Pretendo assistir outra vez”, conta a futura mamãe que está grávida de sete meses. O nome do bebê? “Lucas. Nome do meu pai”, revela.

Atenção às mamães

O sábado pela manhã foi reservado à prestação de serviços e à cidadania. A Caravana Mães de Minas começou às 9h e foi até 13h com diversas atividades. As participantes puderam acompanhar dicas de cuidados com o bebê e aleitamento materno, através das inúmeras oficinas oferecidas. As mamães tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre seus direitos com a assistência jurídica, relaxaram no Pilates e se embelezaram no stand de maquiagem. Depois, tiraram fotos na cabine de fotografia montada dentro do caminhão Mães de Minas. Ao final, foram sorteados diversos brindes, como artigos para o bebê e ultrassons.

Esperando seu segundo filho, a estudante Letícia Batista aprovou o evento e elogiou o tratamento recebido. “Fiquei muito feliz com o modo que nos recepcionaram aqui. É um projeto muito importante, e que vou levar de lembrança para o resto da minha vida”, finalizou.  O evento também deu chance de algumas mães terem informações importantes sobre a gestação. Foi o que revelou Valdirene Souza, grávida de seis meses de Michael. “Tem muita coisa que a gente descobre vendo as oficinas. Os assuntos são muito interessantes e úteis para nossa vida”, ressalta.

Cerca de 500 gestantes passaram pela faculdade Faminas, trazendo a família e parentes. Elas puderam aderir ao programa no qual terão acompanhamento gratuito até o primeiro ano do bebê. Para a Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Tavares, o cadastramento é a parte mais importante de todo o processo. “Através do 155, nós poderemos acompanhar a gestante com muita atenção e carinho, ajudando a reduzir o número da mortalidade infantil e materna, que é nosso objetivo.  Nossa meta, em Belo Horizonte, é cadastrar 20 mil gestantes e estamos caminhando para isso”, conclui.

O projeto

O Mães de Minas é um projeto lançado em 2011 e pertence à Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde que tem como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras.

Para ter acesso ao serviço é simples. Basta se cadastrar gratuitamente pelo telefone 155. O registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.

Após o cadastramento pelo 155,  a gestante terá um monitoramento da gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e buscar orientações sobre todo o processo gestacional.

Em, Belo Horizonte, a Caravana Mães de Minas teve as parcerias de:

1. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
    2.    Secretaria Municipal de Saúde / Regional Venda Nova
    3.    Pastoral da Criança
    4.    ONG Mudança Já
    5.    SESC Venda Nova
    6.    Projeto de Extensão "Promoção do Nascimento Seguro"- Enfermagem UFMG / Projeto Parceiro do Movimento BH pelo Parto Normal - Comissão Perinatal
    7.    Banco de Leite humano – Maternidade Odete Valadares
    8.    Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado