Já está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o primeiro número da revista: “Gerais: revista de Saúde pública do SUS/MG”. O periódico, que  foi lançado oficialmente em setembro deste ano, durante o 5º Seminário Mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que aconteceu em Belo Horizonte,  é de caráter técnico-científico de acesso livre e, a princípio, terá  periodicidade semestral.

A revista é editada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (HEMOMINAS) e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESPMG), por intermédio de suas Assessorias de Comunicação Social e seus setores de pesquisa. Tem por finalidade a difusão do conhecimento técnico-científico relacionado ao processo saúde-doença-cuidado, à formação de recursos humanos e a rede de serviços, visando o seu aprimoramento. Representa, ainda, uma estratégia de registro e veiculação de documentos e legislações referentes ao campo da Saúde Pública, bem como, de interlocução de experiências entre as instituições que compõem o Sistema de Saúde do Estado de Minas Gerais. Temas como dengue, leishmanioses, estudo nutricional de comunidades indígenas, avaliação da qualidade de vida de portadores de hemofilia,  rastreamento de doenças cardiovasculares, assistência farmacêutica são alguns dos assuntos abordados nesta primeira edição.

 

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, a Revista Gerais: Revista de Saúde Pública do SUS/MG, configura-se em um espaço para discussões técnico-cientificas para a constante construção do nosso sistema de saúde. “Esta Revista é fruto da cooperação das instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Saúde e também tem como colaboradores Centros de Pesquisas e Universidades. É um espaço de suma importância para divulgação das ações desenvolvidas nos sistemas de saúde, bem como de pesquisas e experiências de inovação”, completa.

Acesse a Revista de Saúde Pública do SUS/MG

Por Vívian Campos