Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta e com o objetivo de conscientizar a população, principalmente os homens, sobre a importância de um acompanhamento médico durante todo o ano e não só nos casos extremos de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhumirim irá promover durante todo o mês de novembro, ações relacionadas à Saúde do Homem na Policlínica municipal e em todas as Estratégias Saúde da Família (ESF’s).

Os homens foram convidados pelos Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais a fazerem acompanhamento de saúde em seus ESF’s, visando o diagnóstico precoce de algumas patologias como câncer de próstata, testículo, dentre outras doenças de maior conhecimento populacional como Diabetes e Hipertensão.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Manhumirim, Maria Fernanda Fazolo, “é muito importante à conscientização precoce dos homens sobre a necessidade de um cuidado mais frequente com suas saúdes”, enfatizou.

Para João Pereira, Referência Técnica em Promoção à Saúde de Manhumirim, “ é interessante dedicarmos o mês aos cuidados dos homens, pois muitas vezes eles não procuram os serviços de saúde por falta de tempo, por vergonha ou por desconhecimento da importância da promoção e prevenção, disse”.

DOENÇA

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O recomendável é que todos os homens, acima de 45 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente o que compreende o toque retal e o PSA. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica. (R.G.)

Por Andressa Aguiar GRS Manhumirim