Ontem, 31 de outubro, aproximadamente 100 pessoas se reuniram para participar da 2ª Caminhada de “Peito Aberto”, em Divinópolis. O encontro é promovido pela Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM) juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis e encerra a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao Câncer de Mama em todo o mundo.

O ponto de concentração foi a Praça da Catedral e lá os participantes puderam apreciar a apresentação da banda da Polícia Militar e se divertir com os palhaços “Doutores da alegria”. A caminhada percorreu as ruas 1º de junho, Goiás, 21 de abril, finalizando na Praça do santuário. Durante o trajeto, os participantes orientavam a população.

“Faço questão de participar desta caminhada, pois é uma forma de fortalecer a rede de assistência à saúde da mulher do município. E o objetivo aqui é alertar sobre a prevenção do câncer de mama e lembrar às mulheres da importância da mamografia. Atualmente, encaminhamos 35 mulheres todos dias, de 40 a 69 anos, para o Centro de Referência Secundária Viva Vida/ Hiperdia de Santo Antônio do Monte, programa do Governo do Estado de Minas Gerais”, destacou a referência de saúde da Mulher de Divinópolis, Rita Malaquias.
Para a referência do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero da SRS-Divinópolis, Eliete Guimarães, o Outubro Rosa empodera as pessoas para o autocuidado. “Este movimento é importante, pois faz uma discussão de educação em saúde quanto a prevenção ao câncer de mama. Hoje o exame de a mamografia é acessível para todas mulheres na faixa etária”, salientou a referência do Programa Estadual.

Foram parceiros da Caminhada a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Trânsito, palhaços “Doutores da Alegria”, Companhia de Saneamento de Minas Gerais ( Copasa) e Farmax.

Mamógrafo móvel

O Governo de Minas, através da SES, percorre o Estado com 10 Unidades Móveis de Saúde da Mulher (caminhões equipados para a realização do exame de mamografia). Assim, o Estado possibilita que pacientes na faixa etária de 40 a 69 anos de idade residentes em cidades distantes dos grandes centros não encontram dificuldades para fazer a mamografia. A realização do exame não precisa de pedido médico, basta apresentar documento com foto. A SES também disponibiliza informações, além do formulário de requerimento em seu site.

Por Willian Pacheco