Durante o mês de outubro, várias ações foram feitas para incentivar a população a combater o câncer de mama. Conhecida como Outubro Rosa, a campanha de proporção mundial estimula as mulheres a realizarem a mamografia e o exame preventivo da doença.

Várias empresas, centros comerciais e associações contribuíram com a causa e distribuíram as fitinhas na cor rosa e o material gráfico produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O objetivo é divulgar a campanha e contribuir na divulgação de informações sobre o tema.

Uma das apoiadoras do Outubro Rosa é a Psicanalista e Educadora em Sexualidade, Cleidi Souza.  No Consultório de Psicanálise Clínica Maria Romanhol, foi criado o Espaço Brigthe -  local destinado exclusivamente ao público feminino que promove cursos, palestras, workshop e a troca de experiências sobre temas que englobam a sexualidade feminina.  A prevenção ao câncer de mama foi abordada em um bate-papo descontraído e irreverente como forma de alertar todo o público feminino dos cuidados necessários.

Segundo Cleidi, os cuidados com a saúde ajudam a despertar um sentimento de valorização da mulher: “Associo prevenção com autoestima. Muitas mulheres já compreendem que não somos perfeitas, mas somos especiais e merecedoras. O cuidado que damos à nossa saúde íntima faz parte desse conjunto de ações preventivas”.

A psicanalista, juntamente com uma equipe de mais quatro mulheres, também percorreu faculdades e centros comerciais na região da Savassi para realizar uma blitz educativa direcionada para o público feminino. Os volantes produzidos pela SES-MG foram distribuídos e todas as mulheres receberam informações e orientações durante a ação.

As blitze e as ações preventivas realizadas no Espaço Brigthe continuarão a serem feitas nos meses seguintes. A ideia é que esse local de discussões seja permanente para conseguir atrair um número cada vez maior de participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço https://www.facebook.com/papodemeninabh . Através deste link, também é possível enviar perguntas e esclarecer dúvidas diretamente com a psicanalista.

Por Alexandre Dutra