O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve hoje (25/10) na Fundação Sara de apoio à criança com câncer. A fundação recebe crianças que veem do interior de todo o estado para realizar tratamento na capital.
 
Em Belo Horizonte a Fundação possui 25 leitos, 14 para crianças e 14 para seus acompanhantes. Através de parceiros e da comunidade, oferece assistência à criança e ao adolescente, de 0 a 17 anos. Oferecendo hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, atendimentos por profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Nutrição. Além de atividades de lazer e apoio na aquisição de medicamentos.
 
Segundo Antônio Jorge, instituições com a vocação da fundação precisam ser apoiadas por políticas públicas de saúde. Por isso, o secretário orientou a Fundação a elaborar um plano de trabalho e apresentá-lo à SES para solicitar recursos de custeio.
 
De acordo com diretor institucional, Antônio Marco Ferreira, diante da grande procura e das necessidades dos pais, a Fundação pretende ampliar sua oferta de leitos.
 
Adinéia de Oliveira é uma das mães apoiadas. Ela veio de Alvorada de Minas para acompanhar a filha Derinalda, 11 anos, que está em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Segundo Adinéia como não tinham um local para ficar na capital, a assistência social do hospital as encaminhou para Fundação.
 
“Aqui tenho um pouso seguro. Um local para ficar enquanto minha filha está em tratamento. Ela está impaciente, querendo ir embora, voltar a estudar, ter uma vida normal. Mas enquanto isso não é possível, a fundação nos acolheu”, disse.
 
Fundação Sara

A Fundação Sara foi fundada em junho de 1998 em Montes Claros por pais, parentes e amigos da Sara Albuquerque Costa, uma criança que lutou com a doença em 1996 e 1997. Como o tratamento e o transplante eram muito caros, amigos e colegas, empregados da Cemig, se uniram e promoveram a Campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara”. Porém, a menina  morreu em 1998.
 
Mas mesmo após o falecimento da Sara, os pais continuaram a mobilizar os amigos e a comunidade para ajudar outras crianças. Assim, em junho/1998 foi instituída, em Montes Claros – MG, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes.
 
Em 2010, a convite de alguns médicos de Belo Horizonte, foi criada uma filial na capital mineira. Expandindo a assistência para todo o estado de Minas Gerais. Ela funciona em uma casa na rua Pouso Alto, 285, no bairro São Lucas. E recebe doações e ajuda da comunidade.

Por Juliana Gutierrez