Prossegue neste sábado, 26, em Montes Claros, Norte de Minas, a programação especial do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da população quanto à necessidade de combater o câncer de mama. A partir das 9 horas, na Praça Doutor Carlos, na região central da cidade, o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura, entidades e empresas privadas vão realizar uma grande mobilização da sociedade quanto ao combate ao câncer de mama.

Participarão das atividades profissionais de diversas áreas do setor de saúde, Santa Casa, Serviço Social do Comércio (Sesc), Hospital Dilson Godinho e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Na oportunidade, mulheres com idade a partir dos 40 anos poderão se submeterem a exames de glicemia e colesterol e serão atendidas por médicos que repassarão orientações quanto à prevenção contra o câncer de mama.

Ainda na Praça Dr. Carlos, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde farão o agendamento de exames de mamografia, devendo os pacientes serem posteriormente encaminhados para os hospitais Santa Casa e Dilson Godinho. A mobilização envolverá ainda a realização de oficinas de terapias ocupacionais e do Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho.

Entre os dias 3 e 11 deste mês, abrindo a programação do Outubro Rosa, o Governo de Minas manteve em funcionamento um mamógrafo móvel na Praça da Matriz, onde foram realizados 350 exames em mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Como foi grande a demanda de pessoas interessadas em se submeterem ao exame, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou o agendamento de exames que estão sendo realizados nos hospitais Santa Casa e Dilson Godinho.

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, a partir de segunda-feira, 28, prosseguindo até 1º de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde fará atendimento especial de mulheres no Centro de Saúde do bairro Major Prates. Os trabalhos terão inicio às 8 horas e serão encerrados às 22 horas.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola ressalta que a união de esforços entre o Governo de Minas, Prefeitura, Santa Casa e Hospital Dilson Godinho, bem como de outras entidades e empresas privadas se constitui numa “mobilização de fundamental importância visando levar ao conhecimento de todos os segmentos da população a necessidade de prevenção contra o câncer de mama que, infelizmente, ainda causa muitas vítimas em todo o país”.

Entre as instituições que participam da Campanha Outubro Rosa em Montes Claros estão o Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Presente, Mediodonto, Ecobrisas, Fox Conexões, Drogaria Minas Brasil, Imed e o 55º Batalhão de Infantaria do Exército.

Por Pedro Ricardo