A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu um prêmio no valor de R$50 mil durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em Brasília.

A SES-MG concorreu na Modalidade I, que premiava as experiências bem sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS, que contribuíram para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, na área temática ‘Investigações de surtos conduzidas pelas esferas estadual e municipal do SUS – Prêmio Carlos Chagas’.

O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes, considera esta premiação como a reafirmação da importância do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas). “O CIEVS tem papel fundamental na prevenção e tratamento dos agravos, na integração com o Ministério da Saúde, estado e município, que é fundamental para o diagnóstico e controle de surtos”, afirma.

Com o título “Epidemia de nefrite por Streptococcus equi subsp. zooepidemicus no município de Monte Santo de Minas, Minas Gerais, 2013”, o trabalho abordou a investigação e as medidas de controle implementadas para contenção de uma epidemia de nefrite (inflamação dos rins) bacteriana, transmitida pelo consumo de leite e sorvetes contaminados comercializados em Monte Santo de Minas. A epidemia aconteceu de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 e foram confirmados 173 casos da doença, que levou a 41 internações e nenhum óbito. A bactéria causadora, o Streptococcus equi subespécie zooepidemicus, que vive no ambiente rural, foi identificada na garganta dos pacientes e em uma amostra de sorvete.

Para a médica veterinária e autoridade sanitária do CIEVS-Minas, Patrícia de Almeida Soares, apresentadora do trabalho, este prêmio representa o reconhecimento, em âmbito nacional, da qualidade do trabalho técnico desenvolvido pelo CIEVS-Minas. “Representa também a capacidade do CIEVS-Minas em responder às emergências em saúde pública no Estado, como ponto focal da rede nacional de monitoramento das emergências”, completa.

A 13ª Expoepi aconteceu entre os dias 14 e 18 de outubro e teve como objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. O prêmio de R$50 mil será repassado ao estado por meio de repassefundo a fundo.

Entenda o case

Em janeiro de 2013, uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi até o município de Monte Santo de Minas, no sul do estado, investigar um surto que acometia os moradores daquele município. As vítimas foram em sua maioria adultos jovens, que apresentaram caroço dolorido no pescoço, febre, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. Alguns pacientes também apresentaram pressão alta, inchaço no corpo e urina escura.

Depois de uma investigação epidemiológica, o CIEVS descobriu que se tratava de um “Surto de nefrite causada por estreptococos beta hemolítico do grupo C”.  Os dados clínicos e laboratoriais sugeriram que a doença teve provável transmissão alimentar por produto de origem animal (leite in natura e seus derivados).

A equipe do CIEVS prestou orientações para uma investigação inicial e trabalhou em conjunto com as equipes das vigilâncias sanitária e epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Passos, referência para Monte Santo de Minas, na execução de ações de investigação, vigilância sanitária e padronização da assistência aos pacientes em todos os níveis da atenção.

A equipe de investigação também realizou ações de educação sanitária e educação em saúde, como notas de esclarecimento à imprensa, palestra sobre mastite bovina para produtores rurais, palestra para comerciantes do ramo alimentício, treinamento para manipuladores de alimentos, treinamento de profissionais da saúde, dentre outras ações. Também foram realizadas reuniões técnicas entre os setores da Saúde, IMA, EMATER, Sindicato Rural e Ministério Público.

Por Silvâne Vieira