A equipe de mobilização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estará em Aimorés, a 440 km de Belo Horizonte, entre os dias 24 e 28 de outubro, onde serão realizadas ações da segunda etapa do Projeto Mães de Minas/ Programa Viva  Vida. Nesta fase, acontecerá a Caravana Mães de Minas, onde as gestantes e mães de crianças daté um ano de idade poderão participar de duas oficinas, que terão dicas de aleitamento materno e cuidados com o bebê.

Durante o evento, as mães terão a oportunidade de assistir ao filme “O que esperar quando se está esperando”. Antes da caravana, durante os dias 24 e 25, acontecerão reuniões de alinhamento e de articulação com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS) e do Comitê de Defesa à Vida.

Sobre o projeto

O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir a mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.

Através do Call Center Gratuito (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Sobre o filme

Com o objetivo de entreter as gestantes presentes, a comédia romântica “O que esperar quando se está esperando”, baseado em um best-seller, conta a história de quatro casais  que experimentam a empolgação, apreensão, humor e os problemas enquanto se preparam para viver a paternidade. No elenco, atrizes renomadas como Jennifer Lopez e Cameron Diaz e, também, o ator brasileiro Rodrigo Santoro.

Por Alexandre Peixoto.