Pelo segundo ano consecutivo, a Caravana Mães de Minas passou por Uberlândia no último final de semana, 18 e 19 de outubro, na Praça Sérgio Pacheco. Centenas de gestantes, mães com crianças de até um ano de idade e familiares participaram de diversas atividades, como o Cine Mãe, cadastramento no Mães de Minas, cabine fotográfica, oficina de aleitamento materno, oficina de cuidados com o bebê, espaço da criança, atividades parceiras e sorteio de diversos brindes.

O Cine Mãe, um cinema ao ar livre, que aconteceu na sexta-feira à noite exibiu o filme “O que esperar quando você está esperando”. O longa metragem, que traz no elenco nomes como Cameron Diaz e Rodrigo Santoro, apresenta a história de cinco casais que experimentam as surpresas e desafios ao descobrirem a chegada de seus bebês. Kênia Aparecida Almeida Vieira Camargos, grávida de 22 semanas, foi assistir ao filme acompanhada pela mãe, marido e os dois filhos. “O filme é muito interessante, pois aborda a gravidez vivida de forma diferente por cada um dos casais”, destacou Kênia.

Mãe de primeira viagem, Gislene Duarte, foi uma das primeiras gestantes a chegar no evento e estava acompanhada do futuro pai de seu filho. “Estou adorando todas as atividades, pois tenho muitas dúvidas e com as orientações fico mais tranquila. Já participei da oficina de primeiros cuidados, recebi brindes, agora vou para a oficina do aleitamento e em seguida tirarei uma foto para registrar este momento”.

Na companhia da mãe e do filho Cauã de três anos, Alessandra Silva completou no sábado nove meses de gravidez e disse que está gostando da Caravana Mães de Minas. “Fiquei sabendo do Mães de Minas na minha Unidade de Saúde, e para estarmos aqui hoje foi disponibilizado um ônibus. Agora estou olhando meu filho brincar no pula pula, enquanto aguardo a foto ficar pronta”.

Almir Fontes, Secretário Municipal de Saúde de Uberlândia, comentou que o evento estava cheio, devido a diversas parcerias. “O Governo de Minas, a Prefeitura de Uberlândia e os diversos parceiros locais que acreditaram na ideia se uniram em prol de um único objetivo, que é a redução da mortalidade materna e infantil. As atividades de hoje não são pontuais, elas continuam com o acompanhamento da gravidez com as consultas de pré-natal e os cuidados com o recém-nascido”.

A Caravana Mães de Minas, edição Uberlândia 2013, contou com o apoio dos seguintes parceiros: Prefeitura de Uberlândia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro Universitário do Triângulo, Avon, Hospital Santa Genoveva, Farmácia Miligrama, Drogaria Remediall, Clube do Xadrez, Prime Customs, Nova Locadora de Veículos, Cash, Igreja de Deus no Brasil, Café Cajubá, SENAC, SESC, CDL, ACIUB, UNEDI, UNIMED, SICOOB, SINE, CREAS, CRAS, CIS AMVAP, APAE, Hospital de Clínicas de Uberlândia, Centro Educacional Maria Tavares, Centro Educacional Infantil Santino, Centro Educacional Lar Espírita Alfredo Júlio, Diocese de Uberlândia, Hospital Santa Marta, Delegacia da Mulher, Associação Luz do Mundo, Instituto Mãos Dadas, Banco de Leite Humano, Conselho de Pastores, Casa dos Conselhos, Laboratório Central, Brinquedos Disney, Instituto Embelleze, Center Shopping, Mundo das Fraldas, Pastoral da Criança e da Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Núcleo Servos Maria de Nazaré, O Boticário, Alphabeto, Ri Happy, Pró-Imagem, Super Maxi, Supere Treinamento e Desenvolvimento, Lions Clube de Uberlândia Centro, Magazine da Criança, BRASNICA, Citrobel e Vieira Tannus.

Projeto Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas é um conjunto de ações de saúde que tem a intenção de identificar e acolher as gestantes mineiras por meio da Rede Viva Vida, e consequentemente reduzir a mortalidade materna e infantil em Minas Gerais. Após o cadastramento pelo Call Center 155, a gestante terá o monitoramento da gravidez, do pré-natal e até o primeiro ano de vida do bebê.

Desta forma, uma equipe formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado poderá tirar as dúvidas e orientará sobre todo o processo gestacional. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.

Desde 2011, em todo o estado, já foram cadastradas mais de 127 mil mães, e o objetivo é captar 100% das gestantes mineiras.

Jornada de Redução da Mortalidade Materna e Infantil

Nos dias 23 e 24 de outubro, no Castelli Hall, a Secretaria de Estado de Saúde realizará, em Uberlândia, a 1ª Jornada Mineira de Redução da Mortalidade Materna e Infantil para profissionais da saúde de 87 municípios que compõem a região do Triângulo e Noroeste.

A Jornada tem como objetivo sensibilizar gestores e profissionais de saúde quanto à prioridade estadual de redução da mortalidade infantil e materna e a proposta organizativa dos fluxos e referência, bem como dos critérios de estratificação de risco. Depois de Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia sediará a quarta edição, sendo que a Jornada se encerra em novembro com mais duas etapas, em Poços de Caldas e Belo Horizonte.