No dia 10 de janeiro de 2012, as enchentes e seus estragos levaram o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, ao município de Além Paraíba, autorizar a realização de diversos investimentos para minimizar os impactos ocasionados pelas chuvas. O retorno à cidade, em evento oficial realizado no último sábado (19 de outubro), também foi marcado pela apresentação dos diversos investimentos feito pelo Estado, mas tendo como pano de fundo um cenário muito mais atrativo: a realidade e as perspectivas positivas da saúde naquela região. “Tenho certeza que a gestão municipal de Além Paraíba, sob o comando do prefeito Fernando Lúcio, será marcada pelos avanços na saúde, finalizando um mandato nessa área que é crítica, desafiadora, muito melhor do que encontrou”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, na recepção preparada no Cine Teatro Brasil, reunindo lideranças políticas, gestores de saúde e imprensa.

Motivos não faltam para embasar a fala do secretário. “Acredito que todas as ações só podem dar bons frutos se contarmos com um bom desempenho municipal. Recursos vêm atrás de bons projetos e, em Além Paraíba, temos terreno fértil e uma gestão eficiente, diligente e transparente”. E é nesse sentido, ele completa, que “como outros pólos microrregionais, esse município está recebendo um grande aporte de recursos que visam fortalecer a infraestrutura hospitalar, para a consolidação da Rede de Urgência e Emergência, o que vai se configurar como o maior conjunto de obras já realizados nessa região, somando aproximadamente R$200 milhões”, afirmou Antônio Jorge. Recursos que não se limitam apenas à alta complexidade. “Estamos realizando também diversas intervenções na atenção primária do município, como a realização de reformas de Unidades de Saúde e a construção de uma nova UBS no bairro Jaqueira”, lembrou.

Fala compartilhada pelo prefeito, Fernando Lúcio. “Felizmente, hoje não temos a presença do secretário aqui por uma realidade negativa, mas por três motivos especiais. Primeiro, para dar as boas vindas a ele em nossa cidade. Segundo, para elogiá-lo pelas ações realizadas na saúde daqui. Terceiro, para agradecer por tudo o que a Secretaria Estadual já promoveu de avanços em Além Paraíba, como as duas ambulâncias já doadas e os três veículos que chegam ainda este ano, a instalação da rede de urgência e emergência na macro sudestes, prevista para o início de 2014, e a criação, ampliação ou reforma de diversas unidades de saúde, a Farmácia de Minas”, enumerou o prefeito.

Hospital Regional

A realidade hospitalar do município também foi pauta da presença do secretário. Além de uma visita técnica percorrendo todo o Hospital São Salvador, Antônio Jorge conheceu o terreno de 25 mil m2, onde será construído o Hospital Regional de Além Paraíba, uma das grandes convicções das gestões municipal e estadual para a melhoria da saúde na região. “Assinamos no último dia 09 de outubro, junto ao Governador Anastasia, o convênio para viabilizar o hospital. Ou seja, com projetos aprovados, convênios assinados e, ainda esse ano, licitação realizada, teremos em breve mais essa conquista”, explicou o prefeito. No entanto, sabido que quando o assunto é saúde não se pode esperar, o secretário Antônio Jorge falou dos investimentos a curto e médio prazo que serão feitos na Santa Casa do município para suprir as lacunas emergenciais. “Com importância história, esse hospital encontra muitos problemas. Mas diante da clareza da missão de atender o SUS, vamos investir recursos até que o novo hospital fique pronto, lembrando sempre que investimento público significa mais compromisso do corpo clínico no atendimento à saúde pública”, enfatizou o secretário, antecipando que a verba aplicada inicialmente será da ordem de R$100 mil na unidade, a partir de dezembro, para aquisição de equipamentos de UTI e hemodiálise.

Por fim, a visita se estendeu ao projeto Voluntárias Sociais de Além Paraíba, que completa 15 anos em 2014. Tendo como foco a saúde feminina, a instituição conta atualmente com mais de duas mil mulheres cadastradas e realiza procedimentos, como mamografia, ultrassonografia, exames preventivos e, em breve, tomografia. Um ativo trabalho na prevenção ao câncer de mama mantido pela união de esforços, dentre eles do governo estadual, que forneceu os equipamentos, de doações voluntárias e da realização de eventos para a comunidade.

Por Sara Rodrigues