O papel do gestor de saúde na luta contra o câncer de mama foi o tema hoje, 15/10, de palestra do Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques no fórum de Saúde da Mulher, dentro do XVII Congresso Brasileiro de Mastologia.

A ampliação da faixa etária indicada para realizar exames de mamografia e a necessidade de diminuir o tempo entre o diagnóstico e o tratamento da doença foram os principais pontos abordados pelo secretário. Segundo ele, o objetivo do governo de Minas com o Programa Estadual do Controle de Câncer de Mama é realizar uma transformação no processo alterando esses dois pontos do fluxo de atendimento à doença.

“Os principais estratégias adotadas para ampliar a assistência foram aumentar a faixa etária que antes era de 45 a 69 anos, para 40 à 69 anos. E facilitar o acesso ao exame, permitindo que a mulher consiga a requisição de mamografia sem necessidade de consulta médica e disponibilizando 10 unidades de mamógrafos móveis para percorrer todas as regiões mais pobres do estado realizando o exame”, explicou Antônio Jorge.

Com a medida, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais espera um aumento em 2014 de 30% no número de mamografias realizadas por ano. Totalizando mais de 3.200.000 milhões de mulheres beneficiada.

Congresso
O Fórum da Saúde da Mulher faz parte do XVII Congresso Brasileiro de Mastologia que acontece de 16 a 19 de outubro de 2013 em Belo Horizonte/MG. O evento reúne especialistas para apresentarem e discutirem os mais diversos e atualizados aspectos do diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O objetivo é facilitar o intercâmbio profissional e a exposição de técnicas e equipamentos voltados para o tratamento da doença.

Na abertura do evento, Carlos Ruiz, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), apresentou um panorama geral mostrando o cenário da doença no Brasil. Segundo ele, a má distribuição de recursos, a falta de rastreamentos e de qualidade nos exames são os principais gargalos na atenção.

O deputado estadual, Wilson Batista, lembrou a necessidade de investir na saúde da mulher através de políticas públicas eficazes que garantam um tratamento rápido.

A presidente da Comissão de Interdisciplinaridade da SBM, Patrícia Valentini, falou sobre a necessidade de poder público e academia estarem em constante interface para facilitar a troca de conhecimento.

Mamógrafo móvel
Um caminhão disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e equipado com o mamógrafo móvel ficará no Minascentro hoje e amanhã das 8 horas às 17 horas. Serão realizadas 50 mamografias por dia.

Para realização da mamografia a mulher não precisa de pedido médico. É necessário apenas apresentar um documento com foto e estar na faixa etária de 40 a 69 anos.

Por Juliana Gutierrez