No período de 12 a 19 de outubro, o município de Santos Dumont, na zona da mata mineira, promove a I Feira de Saúde, que tem como objetivo promover a conscientização dos moradores em relação aos cuidados necessários para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. A feira acontece na Praça Cesário Alvim.

O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, participou da solenidade de abertura da feira, no sábado, dia 12/10, e ressaltou a importância de eventos como esse para a cidade. “Estamos hoje coroando uma atividade de promoção à saúde e não tenho dúvidas de que teremos muito progresso nesta área em Santos Dumont. A saúde é um direito de cada cidadão, mas cuidar dela também é um dever de cada um de nós, afinal todo mundo sabe que prevenir é melhor que remediar”, disse.

Antônio Jorge completou sua fala dizendo que ter um mamógrafo móvel em praça pública é um privilégio para o público feminino da cidade. Ele incentivou todas as mulheres a fazerem os exames, já que este é o câncer que mais mata nessa parcela da população no país. Quem não perdeu tempo e aproveitou para fazer a mamografia, foi a dona de casa Rosilaine Darqui Marques. Com 46 anos, foi a primeira vez que ela fez o exame. “Esse evento serviu para chamar minha atenção para a saúde. No dia a dia é tanta correria, que nem me lembro de prevenir”, disse, enquanto aguardava para fazer o exame preventivo.

O prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria, contou com satisfação sobre a concretização desse evento.  “Com o empenho de todos, iremos transformar a saúde do município. É um orgulho muito grande fazermos um evento desse porte na nossa cidade. Se não fosse pelo Secretário de Estado, o hospital de Santos Dumont já estaria fechado. Com esse apoio incondicional que ele está nos dando, tenho certeza que conseguiremos, nos próximos três anos, alavancar essa área”, declarou.

Promoção à saúde

Entre as ações preventivas e de promoção à saúde programadas para o evento, estavam atividades de combate ao câncer de mama e do colo do útero, cuidados com a saúde bucal, orientações para gestante e parturientes, exames oftalmológicos, orientação para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de orientações sobre álcool, tabagismo e outras drogas.

Atividades

O público presente também pôde aferir a pressão arterial, glicemia, peso e obter esclarecimentos sobre a diabetes e demais ações da Vigilância em Saúde e Saúde Mental. Já o Dengômetro alertou à população sobre os riscos da dengue, sobretudo na época chuvosa. Para ressaltar a importância de manter os lotes e quintais sempre limpos, foi feita a troca de materiais recicláveis, como pets, latas e pneus, por material escolar. Todo o material coletado foi levado pelo Denguemóvel para uma recicladora local.

Em comemoração ao dia 12 de outubro, as crianças também tiveram atividades direcionadas. Teatro infantil, pipoca, algodão doce, pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, balanço, escorregador e balões serviram para entreter e divertir toda a meninada. Também estão programados shows e cinema na praça.

A secretária municipal de saúde, Thaís Gomes Moreira Bittar, contou que este primeiro evento realizado pretende humanizar e promover à saúde. “Temos obtido vários avanços com o apoio de muitos parceiros e vemos o direito da saúde ser ampliado gradativamente em nossa sociedade”, frisou.

Moradora do bairro Santo Antônio, a dona de casa, Carmem Lúcia, de 56 anos, aproveitou a oportunidade para participar do evento. “Achei ótima essa feira e estou adorando tudo. Marquei todos os exames preventivos e fiz a mamografia, o preventivo de mama e o exame de vistas. Já aferi a glicose, a pressão, o peso e ainda vou ao dentista”, contou animada.

Por Alexandre Dutra