O céu do centro de Belo Horizonte hoje foi “pintado” de rosa. Em comemoração à campanha internacional de prevenção contra o câncer de mama, pétalas e papeis cor de rosa fizeram parte de uma chuva que coloriu o céu da capital durante o horário do almoço, chamando a atenção das pessoas que passavam pelo local.  A ação teve objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do exame preventivo e incentivar às pessoas para o combate ao câncer de mama. A chuva de papeis e pétalas de rosa foi lançada do alto do Prédio Bemge, localizado próximo a um dos principais cartões portais da cidade, o obelisco da Praça Sete de Setembro, também chamada pelos belorizontinos de Pirulito e foi se espalhando.

Este ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) trás como destaque a nova faixa etária para a realização da mamografia. Antes, o exame tinha como público alvo mulheres com idade entre 45 e 69 anos e agora esta faixa etária foi ampliada e o exame poderá ser realizado por mulheres a partir dos 40 anos. A novidade será mais um meio de diagnosticar a doença de forma mais rápida, aumentar as chances de cura e consequentemente reduzir a mortalidade.

Ao meio dia pessoas que circulavam pela praça apressadas olharam para o céu para assistir à cena e ficaram encantadas com a visão. Carla Dias Reis, de 35 anos, que andava apressada pela rua Rio de Janeiro parou e ficou admirando a chuva de papel que se espalhava com o vento. Ao ser avisada que se tratava também de um alerta para a realização do exame de mamografia ela considerou aquele momento também especial. “Achei muito emocionante, pois a cor rosa está ligada ao feminino e o exame tem que ser feito por todas as mulheres que gostam de si mesmas e querem manter a saúde”, afirmou.

A Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Marques Tavares, afirmou que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde, incluindo esta realizada hoje no hipercentro de Belo Horizonte, têm como propósito incentivar na população os cuidados com a saúde. “Sensibilizando e conscientizando a população, o Estado tem como objetivo aumentar em 30% a meta estadual de mamografias, para o próximo ano, beneficiando aproximadamente 750 mil mulheres”, afirmou.

Ações de sensibilização

Além de iluminar na cor rosa prédios e monumentos públicos em sete cidades (Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Divinópolis e Belo Horizonte), a ação de colorir o céu da capital contou com a parceria da empresa Holambelo Flores e Plantas e também do Serviço de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), que após a ação cuidou da limpeza das principais ruas do entorno da praça.

Finalizando, após a chuva colorida, servidores da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, vestidos de camisetas que representam a cor da campanha, distribuíram rosas para as pessoas que passavam pela Praça Sete.

Logo após assistir a “chuva rosa” Marta Regina Weissmann, de 40 anos, foi presenteada com uma rosa e confirmou que todos os anos já realiza o exame. “Acho que a rosa distribuída aqui hoje vai incentivar muitas mulheres a se cuidarem e a fazer o exame. Tem muitas mulheres que não fazem por medo, inclusive de sentir dor, mas a prevenção é muito importante e conscientizar as pessoas sobre isso pode salvar muitas vidas”, disse.

Por Alessandra Maximiano