A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, em parceria com a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) de Ipatinga, promoveu, na última terça-feira (08/10), palestra sobre o câncer de mama. A atividade integra as mobilizações do Outubro Rosa na região do Vale do Aço e foi realizada no auditório da SRS com o oncologista Pedro Paulo, do Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR).

A campanha tem por objetivo divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população feminina na faixa etária acima de 40 anos a realizar os exames de prevenção e/ou detecção precoce do câncer de mama, o qual diagnosticado na sua fase inicial aumenta muito as chances de sucesso no tratamento. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a doença é a segunda mais frequente em todo o mundo e a mais comum entre as mulheres.

Ações nos municípios

Na segunda-feira (07/10), a secretaria municipal de Saúde de Coronel Fabriciano desenvolveu uma caminhada de conscientização, saindo da rotatória Sérvulo Roque (Barrilzinho). Na cidade, todos os dias estão sendo realizadas ações voltadas à saúde da mulher, tais como palestras e orientações em escolas, quadras esportivas e praças públicas. Na próxima semana, a partir da segunda-feira (14/10), as unidades básicas de saúde serão mobilizadas para o Outubro Rosa. O encerramento da campanha ocorre no dia 25, a partir das 17h, na Praça da Estação, com diversas atividades culturais.

A prefeitura de Caratinga também intensificou a realização de mamografias. Serão realizados cerca de 1,3 mil exames durante o mês. No dia 25, toda a população está convidada para caminhada a partir das 8h, saindo da Unidade da Mulher em direção à avenida Dário Grossi. A proposta é de que todos usem um adereço na cor rosa.

Dom Cavati realiza seu “dia D do Outubro Rosa” no sábado (19/10) com caminhada, palestras nas escolas e feira de arte. A prefeitura de Ipatinga adotou a cor rosa em seu site oficial durante o mês. No município, o Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial (Aciapi) está desenvolvendo várias ações de conscientização.

Por SRS - Coronel Fabriciano