A ação de endomarketing do Outubro Rosa idealizada pela Assessoria de Comunicação Social e com o apoio do “Projeto Humaniza Nós” mobilizou vinte servidores que desenvolveram os trabalhos artísticos no sutiã, um dos símbolos da campanha de prevenção do câncer de mama.

Para o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, o resultado do trabalho surpreendeu, pois aliou a mobilização do Outubro Rosa aos dons artísticos de servidores. “A ideia de cada servidor sobre a forma de como alertar sobre a prevenção do câncer que mais mata as mulheres resultou trabalhos expressivos, que poderão ser vistos física e virtualmente, e acima de tudo, alcançar o objetivo principal, as mulheres fazerem a prevenção”.

Na primeira quinzena os sutiãs estarão na Regional de Uberlândia, no mural da saúde e na Farmácia, no setor de dispensação. Depois, os vinte sutiãs serão expostos na Cidade Administrativa (sede da Prefeitura e Secretarias de Uberlândia), como também durante a 1ª Jornada de Redução da Mortalidade Materna e Infantil de Uberlândia, dias 23 e 24 de outubro.

Servidores Artistas

Gestão: Juliana Martins, Laísa, Izadora, Divina e Élder; Vigilância Sanitária: Talita e Gilda; Vigilância Epidemiológica: Lara; Núcleo de Redes de Atenção à Saúde: Nathaly e Maria José; Núcleo de Assistência Farmacêutica: Izabel, Mayara, Gabriela, Gislene e Edna; Regulação/Auditoria: Patrícia e Nilcéia; Direção/Gestão: Maria Pereira; Comunicação Social: Lilian e; COSEMS: Sueli.

Unidade do Mamógrafo Móvel

O caminhão equipado com o mamógrafo móvel, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), realizará 300 exames em mulheres de 40 a 69 anos até na próxima sexta-feira (11). Nos dias 07 e 08 de outubro, o caminhão que está na Praça Sérgio Pacheco foi iluminado de rosa.
Devido à ampla divulgação na imprensa, centenas de mulheres uberlandenses compareçam na Praça para realizarem o exame preventivo. Parte delas está realizando a mamografia no caminhão, e quando extrapola a capacidade operacional (50 mamografias por dia), esta demanda espontânea é encaminhada para o serviço da rede municipal de saúde.

Outras Ações

Na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) os gestores municipais e servidores estaduais foram vestidos com roupas na cor alusiva à campanha.
A Igreja de Deus no Brasil em parceria com a SRS Uberlândia e Secretaria de Saúde mobilizou os seus fiéis na questão da prevenção do câncer de mama. O Clube do Xadrez também foi parceiro e apoiou a causa ao divulgar material gráfico e orientar as mulheres sobre a mamografia.
Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Uberlândia e o Teatro Municipal estarão iluminados na cor rosa.

Outubro Rosa

O movimento internacional Outubro Rosa busca chamar a atenção das mulheres para a necessidade da realização da mamografia e, consequentemente, do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres.
Minas Gerais ampliou em cinco anos a faixa etária prioritária, que agora é de 40 a 69 anos. Com isso haverá um aumento, para 2014, de 30% na meta estadual de mamografias, beneficiando cerca de 750 mil mulheres, o que implica em mais que dobrar o número atual de exames realizados em 2010.  A mudança tem a proposta de diagnosticar a doença de forma cada vez mais precoce e assim aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas e reverter a mortalidade.

Por Texto: Cássio Machado e Lilian Cunha