Pedestres e motoristas que passarem amanhã às 12h pela Praça Sete serão surpreendidos com uma chuva de pétalas de rosas da cor rosa e papéis picados rosas em comemoração a campanha internacional de prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa. A chuva rosada será dispersa do alto do antigo Prédio Bemge, edifício tombado pelo patrimônio histórico e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, localizado no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro. A ação realizada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a empresa Holambelo Flores e Plantas, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do exame preventivo – mamografia - para as mulheres com idade a partir de 40 anos.

Durante a chuva rosada, alguns servidores da saúde da Regional BH irão se posicionar no passeio do prédio vestidos com roupas rosas e laços de fita rosas para acompanhar o lançamento das pétalas e papéis. Ainda no calçadão, os servidores farão a entrega de botões de rosas de variadas cores para quem passar pelo local.

Segundo dados da SES-MG, a estimativa é que o câncer de mama atinja em 2013 cerca de 4.700 mulheres mineiras. Este ano, o Estado ampliou a cobertura para o público feminino a partir de 40 anos, com a expectativa de beneficiar 750.000 mil mulheres até 2014.

Por Flávia Freitas