O governador Antonio Anastasia participou nesta quarta-feira (09/10), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, da cerimônia oficial de liberação de recursos nas áreas da saúde e de infraestrutura. Em evento no Hotel Premier, o governador de Minas participou de assinatura de convênios com sete hospitais que passam a integrar a rede de resposta da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste, em um investimento de cerca de R$ 33 milhões.

Para Antonio Anastasia, a gestão em rede é um caminho para avançar na resposta ao atendimento na área de urgência e emergência. “Na saúde, o investimento nunca é feito em uma cidade só, porque todo o sistema de saúde está concebido de modo integrado e harmônico, no qual as esferas federal, estadual e municipal estão em cooperação, inclusive mediante consórcios. Temos, aqui, a macrorregião Sudeste de Urgência e Emergência, capitaneada por Juiz de Fora, que é a cidade polo, e, por isso, atenderá diversos municípios. Estamos alocando recursos não só para unidades hospitalares de Juiz de Fora, mas também de outras cidades. Faremos uma rede para dar atendimento necessário à população”, disse o governador, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Antônio Jorge.

Convênios para Rede

Com a prefeitura de Juiz de Fora, o Governo de Minas firmou parceria que prevê a reforma e ampliação do pronto atendimento do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, bem como a aquisição de equipamentos, medicamentos e veículos para o Cisdeste. Assinaram o diretor-presidente do Hospital e Maternidade, Ricardo Campelo da Conceição, e o prefeito de Leopoldina e presidente do consórcio, José Roberto de Oliveira, e o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Sirqueira.

Já o prefeito de Além Paraíba, Fernando Lúcio Ferreira, assinou convênio para a construção do Hospital Regional do município. O município de Carangola receberá recursos para a reforma e ampliação da UTI Adulto, da Casa de Caridade do município. Assinaram o termo prefeito de Carangola, Luiz Cezar Soares, e o gerente administrativo da instituição, Francisco Sangy.

A Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte receberá investimentos do Governo de Minas para a reforma e ampliação do pronto atendimento, das enfermarias e dos ambientes de apoio. O prefeito Azencléver Geraldino assinou o convênio com o governador de Minas.
Antonio Anastasia também assinou convênio para a reforma e ampliação do pronto atendimento do Hospital São Paulo, em Muriaé, com o prefeito Aloyzio Navarro, e com o provedor do hospital, Messias Soares. O mesmo tipo de convênio foram assinados com os prefeitos de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria, e de Ubá, Edivaldo Baião Albino.

Quinta rede

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, a rede Macro Sudeste é a quinta a ser implantada no estado. “Estamos concluindo mais uma etapa desse grande projeto do Governo de Minas, que é a implantação das redes de urgência e emergência. A expectativa é termos, em meados do próximo ano, aproximadamente 80% da população mineira cobertos por essas redes”, disse.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, agradeceu a parceria com o Governo de Minas. “Hoje é um dia de festa para Juiz de Fora. Queria agradecer ao governador Anastasia os investimentos, principalmente na área da saúde, em que o Governo de Minas faz por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que não tem medido esforços para que a Zona da Mata possa melhorar a saúde dos mineiros, na urgência e emergência, com a construção do hospital regional, que nós reiniciamos a obra, com o consórcio que aprovamos na Câmara Municipal. É muito importante a parceria com o governo federal e com o governo estadual, porque os municípios não conseguem, sozinhos, arcar com as despesas com a infraestrutura, de todos os equipamentos. Estes investimentos do Governo de Minas são fundamental para avançarmos”, afirmou.

Por Imprensa Secom