Luciana Silva é mãe de primeira viagem. Está esperando um bebê, mas ainda não sabe qual o sexo da criança. “Se for menina, vai se chamar Érica. Se for menino, Higor, com ‘H’”, comenta a gestante que se cadastrou durante a Caravana Mães de Minas, realizada neste sábado, 05 de outubro, em Pirapetinga, na Zona da Mata.

O Projeto Mães de Minas é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e tem como objetivo a diminuição do número de mortalidade infantil e materna em todo o estado.  “É muito importante. Agora irei poder ter minha gravidez acompanhada, tirar minhas dúvidas e ter uma gestação mais segura”, explica Luciana.

Uma multidão de crianças, adolescentes e adultos lotou a Praça Sant’Anna para participar da Caravana Mães de Minas. Foram oferecidos vários serviços e oficinas, como aleitamento materno, cuidados com o bebê, saúde bucal, nutrição para gestantes e aferição de pressão e glicose. A Copasa disponibilizou água, e houve ainda distribuição de cafezinho e de quase três mil picolés. A criançada também aproveitou, se divertindo no parquinho, área infantil, piscina de bolinha e cama elástica.

“Mães de Minas visa a união de todos a favor da qualidade de vida, da alegria, da saúde, da informação. O projeto vai contribuir diretamente para a diminuição da mortalidade infantil e materna”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde de Pirapetinga, Danilo Rambaldi.

Para o prefeito da cidade, Nilo Peçanha, o programa do Governo Estadual é importante para garantir uma gestação de qualidade para as mães. “O projeto é espetacular. Dá uma assistência enorme para as futuras mães, com palestras, oficinas e todo um cuidado especial. Pirapetinga está muito feliz em receber esta oportunidade”, encerrou.

Atrações na Praça

As atividades na Praça Sant’Anna duraram até o anoitecer. Houve ainda apresentações de capoeira e da banda de música 27 de Março. “O evento é lindo. Acho ótima esta interação e conscientização da população. Estão abraçando a causa”, acrescenta o Secretário Danilo Rambaldi.

Ao fim das ações, foi exibido o longa metragem “O que esperar quando você está esperando” (2012), filme que apresenta a história de cinco casais que vivem a expectativa de terem um filho. O elenco possui atores renomados como Cameron Diaz e o brasileiro Rodrigo Santoro.

Ao lado das mamães

O Mães de Minas é o maior programa estadual do país no combate à mortalidade infantil e materna. Desde o seu lançamento, em 2011, já se cadastraram 127.643 gestantes. Dessas, 61.880 viraram mães e 40.558 estão, atualmente, em gestação. Em Pirapetinga foram cadastradas aproximadamente 60 gestantes, quase a totalidade do número de grávidas no município.

O projeto pertence à Rede Viva Vida e atua com várias ações de saúde que tem como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras. Para ter acesso ao serviço é simples. Basta se cadastrar gratuitamente pelo telefone 155. O registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.

Após o cadastramento pelo 155,  a gestante terá um monitoramento da gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e buscar orientações sobre todo o processo gestacional.

Parceiros em Pirapetinga

Prefeitura Municipal de Pirapetinga
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretaria Municipal de Cultura