A regional de Valadares  está envolvida e mobilizada nas  ações  do  Outubro Rosa, movimento comemorado no mundo todo  que  objetiva conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Além da utilização da cor  rosa no vestuário, os servidores decoraram os setores  com motivos da campanha e a sede da Regional também está iluminada .

E durante todo o mês de outubro, em Valadares e nos municípios que pertencem à  Regional, serão realizadas  ações de mobilização social:  de 14 a 18-10, em parceria com o Centro Viva Vida de Referência Secundária  (CVVRS) e Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, o caminhão Mamógrafo Móvel ficará posicionado em frente à instituição realizando centenas de mamografias e serão oferecidos serviços da aferição de pressão e de taxa de glicemia, entre outros. Já  no período de 15 a 19-10, a Catedral de Governador Valadares  ficará  toda iluminada com a cor rosa e o mesmo acontecerá com   a Agência Central dos Correios que também se engajou  na campanha e iluminará a sua sede durante  o mês de outubro.

Na segunda quinzena de outubro, os grupos de teatro de rua  Coletivo Pedra Negra e Território do Avesso  em parceria com a Regional de Saúde de Valadares, vai promover uma intervenção no centro da cidade e blitz educativa nos sinais de trânsito. Fechando a campanha, no dia 26 haverá uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, fruto de uma parceria entre a regional  e a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer  de Governador Valadares (AAPEC).

Por Frederico Bussinger