A ação internacional de promoção à saúde sobre o câncer de mama nomeada “Outubro Rosa” entrou para o cotidiano dos servidores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Desde o dia 1° de outubro, a Instituição está bicolor. Tradicional azul durante o dia e rosa a noite.

 

Promovendo informações e ações sobre o câncer de mama, ontem (3), servidores da sede da Escola vestiram- literalmente- a camisa da ação: foram trabalhar com roupas rosas. Para o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, essa mobilização é essencial para real informação sobre o tema. “É muito bom ver o engajamento de servidores em uma ação tão importante. Ainda mais em uma instituição que trabalha nas áreas de educação e saúde. Foi um ato espontâneo e motivador”.Para a pedagoga e servidora da Escola há 35 anos, Clarice Figueiredo, a união dos colegas sobre o tema demonstra uma tradição da ESP-MG. “A preocupação com a promoção à saúde por parte dos servidores é constante e estimulada pela Assessoria de Comunicação. O Outubro Rosa é mais um exemplo dessa cultura organizacional presente na Escola ”.

Câncer de mama

Segundo dados do Ministério da Saúde, o ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhão em 2010. No total, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

Movimento Outubro Rosa

Movimento mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama; foi trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Usa o laço rosa como símbolo desta luta. Hoje, já um movimento trabalhado por inúmeras associações de pacientes e empresa parceiras da causa.

Por Leandro Heringer