A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) está engajada na causa do Outubro Rosa, que visa apoiar a luta contra o Câncer de Mama. Fazendo parte de uma rede mobilizada no Estado de Minas Gerais, através da SES/MG, a SRS desenvolveu ações diversas de divulgação e conscientização.

Em Varginha foi realizada parceria que resultou na iluminação de um monumento com a cor rosa. O monumento escolhido foi a Nave, reservatório de água da COPASA instalado no centro da cidade, que permanecerá iluminado durante todo o mês de outubro. Outros parceiros se envolveram nesta ação, como Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria Municipal de Saúde de Varginha.

A Campanha

O Outubro Rosa consiste em um movimento mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama, tendo sido trazido ao Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008. Usa o laço rosa como símbolo desta luta. Hoje, já é um movimento trabalhado por inúmeras associações de pacientes e empresa parceiras da causa.

Outra iniciativa envolvida com o programa, que beneficiará a população de Varginha, será a vinda de uma Unidade Móvel de Mamografia, do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da SES/MG, que realizará exames de mamografia de rastreamento nas mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, com capacidade para realizar 50 mamografias dia, nas datas de 21/10 a 25/10/2013.  E na sexta-feira, dia 04 de outubro, os servidores da Superintendência Regional de Saúde de Varginha vestirão uma peça na cor rosa, em mobilização alusiva à Campanha. Broches e símbolos da campanha foram disponibilizados dentro do ambiente da SRS. Novas ações estão previstas para o decorrer do mês.

Por Tânia Corrêa / SRS Varginha