Com previsão de realizar gratuitamente até o próximo dia 11/10 cerca de 350 exames, o Governo de Minas e a Prefeitura de Montes Claros abrem nesta quinta-feira, 3/10, às 18 horas, as atividades do Outubro Rosa que visam alertar a população, especialmente às mulheres, quanto à necessidade de se prevenirem contra o câncer de mama. A solenidade será realizada na Praça da Matriz onde a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai manter em funcionamento uma unidade móvel de mamografia, com previsão de atender diariamente 50 mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

 

A unidade móvel está sendo instalada na Rua Dona Eva, ao lado da Matriz de Nossa Senhora e São José, tradicional monumento da parte antiga de Montes Claros que a partir desta quinta-feira receberá iluminação rosa como forma de chamar a atenção da população para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. Anualmente a doença faz vítimas em várias regiões do país e as ações do Governo de Minas em facilitar o acesso das mulheres aos exames de prevenção, visa reduzir a incidência do problema em todas as regiões do Estado.

Exceto sábado e domingo, dias 5 e 6, a unidade móvel de mamografia estará disponível para atender às mulheres que fizeram agendamento prévio nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) mantidas pela Prefeitura. Até o dia 11 deste mês, havendo disponibilidade de horário, a unidade móvel atenderá também as mulheres que não agendaram a realização do exame mas que desejam se prevenirem contra a doença.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Outubro Rosa em Montes Claros foi organizada pela SES por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros em parceria com a Prefeitura, Santa Casa, 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Hospital Dilson Godinho, Serviço Social do Comércio (Sesc), a Associação Presente, Mediodonto, Ecobrisas, Fox Conexões, Drogaria Minas Brasil e Imed. Além do funcionamento da unidade móvel de mamografia na Praça da Matriz na próxima segunda-feira, dia 7, a Santa Casa de Montes Claros fará atendimento especial de mulheres que desejam se submeterem a exames de prevenção.

Dia 25, a partir das 19h30m, o Hospital Dilson Godinho promoverá a realização de palestras científicas com especialistas em mastologia. O evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e será voltado à participação de estudantes e profissionais da área de saúde.  

Já no dia 26, a partir das 9 horas, na Praça Dr. Carlos, será realizada uma grande mobilização da sociedade quanto ao combate ao câncer de mama. Participarão das atividades profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa, 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Sesc, Hospital Dilson Godinho e Superintendência Regional de Saúde. Na oportunidade as mulheres poderão se submeterem a exames de glicemia e colesterol; serem atendidas por médicos que repassarão orientações quanto à prevenção contra o câncer de mama; participação em oficinas de terapias ocupacionais e do banco de leite do Hospital Aroldo Tourinho além de agilizarem o agendamento de exames de mamografia.

Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro a Secretaria Municipal de Saúde fará atendimento especial de mulheres no Centro de Saúde do bairro Major Prates, entre 8 e 22 horas.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira Loiola ressalta a importância da união de esforços entre o Governo de Minas, Prefeitura de Montes Claros, hospitais e demais instituições parceiras na realização do Outubro Rosa. “Trata-se de uma mobilização de fundamental importância visando levar ao conhecimento de todos os segmentos da população a necessidade de prevenção contra o câncer de mama que, infelizmente, ainda causa muitas vítimas em todo o país”, observa a superintendente.

Por Pedro Ricardo