Abrindo o elenco de ações intersetoriais em alusão ao Movimento Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a exposição de graffitis e fotografias “Se Toque!” será lançada amanhã (01/10), às 19h no Shopping Uberaba. Na ocasião, os artistas uberabenses, Puf Capitão Caverna e Clayton Tomaz da Costa pintarão uma tela ao vivo. A exposição conta também com fotografias de mulheres que já passaram pela experiência do câncer de mama e de mulheres que se cuidam, sob o olhar dos fotógrafos Marina Scalon e Cáimi Apowê.

Nos últimos anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) aderiu ao movimento Outubro Rosa por ser o câncer de mama a maior causa de mortes por câncer em mulheres, no Estado de Minas Gerais. Desde então, ações como mamografias de rastreio, incentivo para tratamento imediato após diagnóstico, exposições artísticas e a iluminação de prédios públicos vem sendo realizadas pela SES/MG.

Os trabalhos ficarão expostos em diferente locais durante o mês de outubro. Seguem até domingo, dia 06/10, no Shopping Uberaba e a partir do dia 07/10 poderão ser conferidos no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Já no dia 14/10, estarão à mostra no Hospital Dr. Hélio Angotti e no dia 21/10, as telas e fotos seguem para o Hospital de Clínicas da UFTM. O roteiro será finalizado no Hospital São Domingos a partir do dia 28/10 até dia 04/11. Ao final das exposições e por iniciativa dos artistas, as telas serão doadas para leilão e a renda será revertida para ações de prevenção ao câncer de mama.

Unidade Móvel de Mamografia

Outra ação que acontece através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais é a realização de exames de mamografia através Unidade Móvel, que será instalada na Praça da Abadia entre os dias 14 e 18/10. O exame será disponibilizado a mulheres de 45 a 69 anos, das 07h30 às 12h e das 13h às 17h15, sendo que, excepcionalmente no dia 14/10, as atividades iniciarão às 10h.

Serão realizados 25 exames no período da manhã e 25 exames no período da tarde, com agendamento prévio. Para realizar o exame, a mulher deve procurar a Unidade Matricial de Saúde mais próxima e solicitar uma requisição, junto ao enfermeiro responsável.

As requisições serão disponibilizadas nas seguintes unidades:

• UMS Álvaro Guaritá (Av. Umuarama, 520)
• UMS Ézio de Martino (Rua Presidente Venceslau, 03)
• UMS George Chireé (Rua Francisco Munhoz Lopes, 499)
• UMS Luiz Meneghello (Rua Argemiro Coelho Silva, s/n)
• UMS Maria Tereza (Rua das Rosas, s/n)
• UMS Nossa Senhora da Abadia (Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 2123)
• UMS João Resende - URS Mercês (Praça Augusto Lemp, 750)
• UMS Professor Aluísio Prata (Av. Professora Maria da Paz, 305)
• UMS Valdemar Hial Júnior (Av. Ivanilda Delduque Sousa, 222)

Um pouco sobre os artistas da exposição “Se Toque!”:

Clayton Tomaz da Costa

Sócio educador de Gragffiti em Aramina (SP) e oficineiro de graffiti no Programa Fica Vivo da Secretaria de Defesa Social, em Uberaba. Trabalha também no Projeto Protagonizando em Rede, da ONG Circo da Vida, de Uberlândia e já desenvolveu trabalhos nas instituições Legião da Boa Vontade, Educandário Menino Jesus de Praga, Casa da Acolhida (Marista), Instituto Irmãs Ursulinas, Guadalupe, Lar Espírita e Casas Lares de Uberaba.

"Vivo do graffiti a seis anos e acho que a arte é um jeito diferente de chamar a atenção para a realidade. É preciso apenas um toque pra mudar a realidade."

Puf Capitão Caverna

Tatuador, ilustrador e grafiteiro, Puf começou a grafitar no início dos anos 90, envolvido com a cena Hip Hop da cidade e desde 2002, vive de sua arte. "Comecei ajudando um norte americano a tatuar. Aprendi sobre técnicas, cores, desenhos e comecei a fazer os meus próprios desenhos. Isso foi muito importante porque, mesmo antes de saber escrever, eu já desenhava”.

Puf teve uma doença infecciosa aos oito anos e precisou abdicar de fazer qualquer tipo de exercício físico. Sua mãe então, para distrair o filho ativo, começou a comprar-lhe revistas em quadrinhos, lápis e métodos de desenho e foi aí que nasceu sua paixão pelos traços e cores.

"Achei a exposição Se Toque! um trabalho muito desafiador, pois implica utilizar um meio lúdico pra falar de um tema que pertence a todos: o câncer de mama. Toda ferramenta que pode levar as pessoas a pensar é valida; além do mais, Graffiti e Câncer são assuntos tabu e por isso há um encontro entre eles. Sempre vivi limítrofe, meio na marginalidade, e é por isso que insisto tanto na arte, por que um dia me disseram que eu não ia conseguir."

Seguem alguns links dos artistas na internet:

Marina Scalon

Designer de Interiores, trabalha atualmente como desenhista 3D, criando revestimentos têxteis. Documentou eventos como a Semana de Seminários da Arquitetura e Design da UNIUBE e Semana de Arte Urbana de Uberaba, registrando expressões de arte de rua na cidade, como grafites, stêncil e break.

“O interesse pela fotografia surgiu ainda criança, brincando sempre com câmeras de filme desde os três anos de idade. Hoje meu interesse esta em fotografias conceituais e artísticas.”

Cáimi Apowê

Estudante de História na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), trabalha como fotógrafo oficial da casa noturna Dexter Pub.

“Meu interesse pelo campo de imagens sempre existiu associado à minha paixão por história e cinema. Sem qualquer interesse financeiro, documentei tanto em vídeo, quanto em fotos os últimos atos populares por mudanças políticas em Uberaba. Meu foco atual são fotografias conceituais e artísticas bem como para fins de preservação de memória para a posteridade.”

Por Sara Braga