Prestando atenção a todas as dicas da Oficina de Orientações e Cuidados com o Bebê, a gestante de oito meses, Rosilene Aquinoar, esteve presente na Caravana Mães de Minas, que aconteceu no município de Fronteira, a 696 km de Belo Horizonte, no último sábado (28) e reuniu cerca de 60% das gestantes dos municípios. “Achei muito interessante, principalmente, quando a enfermeira falou dos cuidados que eu deveria ter com o umbigo da minha filha. Esse evento nos mostrou como prevenir as mães e os bebês de várias doenças”, disse.  

A Coordenadora de Atenção Básica do município, Márcia Toledo Guerra, afirmou que o programa do Governo Estadual trouxe a oportunidade de identificar as gestantes do município e ressaltou que a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) conseguiu mobilizar todos os parceiros da cidade.

 

Para o Secretário de Saúde de Fronteira, André Luiz de Freitas, “a ação foi muito positiva, pois conseguimos alertar as nossas gestantes sobre a importância do acompanhamento do pré-natal”. Freitas lembrou, também, que a mãe ao ter um atendimento individualizado, no call center (155), terá liberdade para expor seus medos e suas dúvidas sobre a gravidez.

Oficinas e sorteio de brindes

O vice-prefeito, Cleiton Ferreira, acredita que o projeto trouxe informações e ações importantes para as gestantes do município. “Esse programa está atendendo todas as nossas mães que são, na maioria, carentes de informações. Uma ação maravilhosa do Governo Estadual”.

Nessa edição, o Programa Mães de Minas ofereceu Oficinas de avaliação nutricional, orientações e cuidados com o bebê, Oficina de aleitamento materno, estúdio fotográfico para as mães, apresentação de dança e pintura facial para as crianças. Além de sorteio de brindes e cestas para recém-nascidos, doados pelos parceiros.

Sobre o projeto

O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir a mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.

Através do Call Center Gratuito (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Por Alexandre Peixoto