A Caravana Mães de Minas, uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com Prefeitura de Governador Valadares e diversos parceiros institucionais aportou novamente em Governador Valadares  no dia 28 de setembro (sábado), na praça da Estação realizando  diversas oficinas e momentos de sensibilização destinadas às gestantes, mães com filhos até um ano e familiares. A Caravana compõe o programa Mães de Minas, que é um conjunto de ações voltadas para a proteção e cuidado da gestante e da criança, como parte da Rede Viva Vida.

Durante o evento, as gestantes, com o apoio de agentes comunitários de saúde e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Governador a Valadares se cadastraram no Sistema de Identificação da Gravidez através do número 155, um Call Center que acompanhará o desenvolvimento da gravidez, o nascimento e também o desenvolvimento da criança, através de uma interlocução direta com a gestante, sua família e serviços de saúde. Em todo o estado, o callcenter já registrou a marca significativa de mais de 100 mil mães cadastradas no programa.

As oficinas da Caravana foram focadas em temas ligados à qualidade de vida das gestantes e dos recém-nascidos como “Cuidados com o bebê”, “Aleitamento materno”, além de palestra sobre DSTs/Aids promovida pelo Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE), Nutrição da gestante e do bebê, proferida pela nutricionista da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e Direitos da Mulher pelo Conselho Municipal de Direitos de Mulheres.

As mães e gestantes tiveram também a oportunidade de participar de um curso especial de Shantala (técnica indiana de relaxamento de bebês) que foi montado no meio da praça e coordenado pela psicóloga Viviane Borges Louzada, do Hospital Samaritano de Governador Valadares.

Além dessas atividades, a Caravana ofereceu sorteio de brindes oferecidos pelo comércio local e empresas e serviço de maquiagem através do salão de beleza Adriana Hair preparou as mães para o registro fotográfico de participação no evento em numa cabine que foi montada no interior do caminhão da caravana. As mães terão a oportunidade de registrar a participação através de cabine de  fotografia, com direito a uma foto. As crianças também tiveram uma área de lazer especial para eles e ganharam algodão doce e pipoca fornecidos pela Federação da Indùstrias de Minas Gerais (FIEMG).

Na abertura, a Banda da Polícia Militar da 8ª Região de Governador Valadares executou diversos números musicais No final da programação um telão foi montado para uma sessão do Cine Mãe, onde os presentes puderam assistir, num momento de lazer e descontração,  a comédia norte-america “O que esperar quando você está esperando” .

A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino, ressaltou a importância do evento para a Saúde da Mulher. “As mulheres aqui, principalmente as gestantes, puderam conhecer melhor mais sobre o filho que está para chegar e suas reações, e suas funções enquanto mães, propiciando assim que elas possam melhor atender com um melhor cuidado a estas crianças”, enfatizou.

Já o secretário Municipal de Saúde de Governador Valadares, Renato Fraga, salientou a importância do evento para a cidade. ”Esse evento, uma parceria do Estado com o município, vem contribuir  cada vez mais para despertar nas mães o interesse  nos diversos cuidados que elas com os filhos, como aleitamento materno, alimentação saudável e exames pré-natal, entre outros. Todos estes aspectos são importantes para a saúde da mulher e dos bebês”, afirmou.

Jacinere Marques, 30 anos, moradora do bairro Conquista em Valadares, esteve presente da primeira edição da caravana na cidade no ano passado e ao ficar sabendo do retorno da equipe da SES quis participar. ”Ano passado estava grávida de três meses e aprendi muito na época sobre os cuidados com bebê e amamentação. Quero novamente participar dos cursos e oficinas e também levar para casa uma foto com minha filha que hoje está com dez meses”, comentou.

Já Eder Wagner dos Santos e Silva do Bairro Santa Paula se destacava como único homem na platéia da Oficina do “Curso de Cuidados com o Bebê.” Estou acompanhado minha esposa que está grávida e acho importante dar todo o apoio a ela durante essa fase e depois também durante a criação da criança. Nos pudemos aqui tirar muitas dúvidas sobre os cuidados com o neném e me chamou a atenção o esclarecimento sobre os mitos que nos são contadas pelo antigos de como cuidar do umbigo do bebê”, finalizou.

A Caravana Mães de Minas durante o evento realizou o cadastramento de 57 gestantes e contou ainda com o apoio  das instituições e empresas: Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)  Centro Viva a Vida;: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (CISDOCE);Pastoral da Criança e Pastoral Familiar; Natura Cosméticos: Ateliê Tudo para o Bebê; Drogarias Indiana; Sun Color; RAF Kid; Ateliê do bordado;   Precoce; Mic Mac; Atacadão das Fraldas; Armazém das Fraldas; Paraíso do Bebê e Escola Técnica José Rodrigues da Silva.

Mães de Minas

O Programa Mães de Minas é um recorte da rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança que está monitorando e acompanhando gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o callcenter 155 e se cadastrar.

A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.

Por Frederico Bussinger