O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salinas, cidade localizada no norte do Estado, ficou repleto de futuras mamães, na quinta-feira, 26 de setembro.  A atividade fez parte do Encontro com as Gestantes, ação do programa Mães de Minas, e tem como objetivo disseminar as informações da campanha e incentivar o cadastramento ao projeto.

O Mães de Minas é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e visa à diminuição da mortalidade infantil e materna. Em Salinas, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal e de diversas instituições locais. Cerca de 150 gestantes foram sensibilizadas pela Equipe de Mobilização Social da SES, que está em Salinas desde o dia 23 de setembro. A reunião contou ainda com a participação do prefeito, Joaquim Neres, e de outras autoridades da cidade.

Para a coordenadora da Saúde da Mulher da Regional de Saúde de Montes Claros, Lúcia Lima, é muito importante que a gestante se cadastre pelo 155 para que tenha uma gravidez saudável. “A partir do momento em que a mãe se envolve com a gestação, tendo um pré-natal de alta qualidade, há menos chance de transtornos posteriores. Essa é a intenção do programa. Acompanhar a gestante para uma melhor qualidade de vida dela e do filho”, explica.

Cadastramento

O Mães de Minas é o maior projeto estadual de proteção e cuidado da gestante e da criança do país e faz parte da Rede Viva Vida. Para ter acesso ao serviço é simples: basta se cadastrar pelo telefone 155. O registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.

Feito o cadastramento pelo 155,  o processo gestacional será monitorado, do pré-natal ao primeiro ano do bebê. Além disso, as mães poderão tirar as dúvidas e buscar orientações sobre toda a gravidez.

Por Flávio Brunelli