Retorna a Governador Valadares no próximo dia 28 de setembro (sábado), de 15 às 20 horas, na praça da Estação, a Caravana Mães de Minas, que promoverá diversas oficinas e momentos de sensibilização destinadas às gestantes, mães com filhos até um ano e familiares. A Caravana, que está percorrendo o Estado, é uma promoção do Governo de Minas através da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e compõe o programa Mães de Minas, que é um conjunto de ações voltadas para a proteção e cuidado da gestante e da criança, como parte da Rede Viva Vida.

As oficinas da Caravana serão focadas em temas ligados à qualidade de vida das gestantes e dos recém-nascidos, tais como: “Cuidados com o bebê”, “Aleitamento materno” e da Massagem  Shantala para relaxamento de bebês, que será apresentado  pelo Hospital Samaritano, além de palestras sobre DSTs-AIDS pelo Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE), Nutrição da Gestante e do bebê por nutricionista da Secretaria Municipal de Governador Valadares e Direitos da Mulheres pelo Conselho das Mulheres de Valadares.

Haverá também sorteio de brindes e oferecidos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e será montado também um salão de beleza para as mães, que terão a oportunidade de registrar sua participação   através de cabine de  fotografia montada no interior do caminhão da caravana, com direito a uma foto.

Durante o evento, que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e outras instituições,  as gestantes também poderão se cadastrar no Sistema de Identificação da Gravidez através do número 155, um  Call Center que acompanhará o desenvolvimento da gravidez, o nascimento e também  o desenvolvimento da criança, através de uma interlocução direta com a gestante, sua família  e serviços de saúde. Em toda a Minas Gerais o call center já registrou a marca significativa de mais de 100 mil mães cadastradas no programa.

Ao final das atividades do dia, um telão será montado para uma sessão do CineMãe, aberta ao público, com a exibição do longa-metragem norte-americano “ O que esperar quando você esta esperando” ,  com o intuído de proporcionar um momento de lazer para as futuras mamães.

Mães de Minas

O Programa Mães de Minas é um recorte da rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança que está monitorando e acompanhando gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante assistida pela rede pública e particular deve ligar para o call center 155 e se cadastrar.
A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.

Por Frederico Bussinger