Com o intuito de promover a Rede Mães de Minas no município e aumentar a adesão das gestantes e mães de crianças de até um ano em Uberaba, a Secretaria de Estado de Saúde, SES/MG, enviou uma equipe para, em conjunto com a SRS Uberaba e o Secretaria Municipal de Saúde, buscar parcerias e desenvolver ações de mobilização que se encerram nesta quinta-feira (26).Lançado em agosto de 2011 pelo Governo de Minas, o Mães de Minas estabelece um contato individual com cada mãe, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê. O serviço também esclarece dúvidas quanto aos direitos e benefícios relacionados à assistência social, à saúde e a atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Muitas mães e gestantes tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto e se cadastrar para ser atendidas por meio do número de telefone 155. Além disso, tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas com as profissionais de saúde do município que estavam presentes sobre sua gestação e também houve um momento de uma conversa descontraída, com apresentações e troca de experiências umas com as outras.

A jovem Janaína Gomes de Souza, de 17 anos, já é beneficiada pela iniciativa em Uberaba. Ela espera a chegada do primeiro filho, daqui a aproximadamente quatro meses, e conta com o apoio do Mães de Minas para uma gestação segura. ‘‘Me cadastrei porque uma enfermeira do posto de saúde indicou o programa. Os profissionais me ligam para saber se fiz os exames e se está correndo tudo bem. E ligo quando estou na dúvida se devo ou não tomar um remédio e eles me ajudam”, conta.Essa ação da Secretaria em Uberaba teve como objetivo promover a mobilização para preparar a população para receber a Caravana Mães de Minas, prevista para dezembro deste ano.

Por Aline Assis