Com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil e materna, a equipe de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estará, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, no município de Araxá, a 367 km de Belo Horizonte, onde serão realizadas ações do Projeto Mães de Minas /Programa Viva a Vida.

As atividades iniciam-se com uma Reunião Estratégica, que contará com a participação dos representantes da Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de  Mortalidade Materno Fetal e Infantil que irão alinhar as ações de mobilização no município. Também haverá a Reunião Intersetorial para promover um diálogo entre os setores e a sociedade civil, além de desenvolver ações conjuntas para a proteção e o cuidado da mãe e da criança.

No segundo dia, a Reunião de Articulação reunirá as entidades religiosas e representantes do Centro Universitário do Planalto de Uniaraxá, do Hospital Regional Dom Bosco e Santa Casa de Misericórdia, que serão parceiros do projeto. À tarde, será realizada a Oficina de Mobilização de Multiplicadores Sociais, com a presença de atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação das informações.

Encontro com as mães

Na quarta-feira, 28/08, representantes da Fundação de Assistência à Mulher Araxaense receberão a equipe de mobilização, que dará orientações sobre o Mães de Minas. À tarde, as gestantes do município serão convidadas para um encontro, no qual as mães terão a oportunidade de conhecer o programa.

Sobre o projeto

O Projeto Mães de Minas, do Governo Estadual, propõe ações de saúde para diminuir a mortalidade infantil e materna. Assim, estabelece um contato individual com as mães, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e o primeiro ano de vida do bebê.

Através do Call Center (155), a gestante terá um monitoramento da gravidez, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde, atuação junto aos responsáveis para a garantia de vacinas, exames e consultas.

Reunião Estratégica
Local: Secretaria Municipal de Saúde
09h às 11:30h

Reunião Intersetorial