Foi realizado ontem (19), em Carmo da Mata, município jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, oficina com as gestantes do município. O encontro faz parte da programação de articulação da Caravana Mães de Minas que acontecerá no dia 23 de novembro.

Na oficina, a equipe de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou o Projeto Mães de Minas as participantes e ressaltou sua importância para a redução da Mortalidade Materna e infantil no Estado, que busca identificar todas  as gestantes e crianças até um ano de idade por meio de call center 155.

Durante o evento, as gestantes e futuras mamães puderam tirar suas dúvidas quanto ao Projeto, saber mais sobre a Caravana Mães de Minas que irá proporcionar oficinas temáticas e atrações artísticas. Além de poderem tirar suas dúvidas quanto a gestação, alimentação, cuidados com o bebê, como evitar dores nas articulações e coluna.

Para cuidar do bebê e deixá-lo mais relaxado, o fisioterapeuta do município, Lucas Augusto, ensinou as mães a Shantala, uma técnica milenar indiana de massagens própria para crianças que pode ser realizada diariamente. “A Shantala é boa para os músculos, alivia o estresse e melhora o sono do bebê. Deve ser feita em um ambiente tranquilo e se a criança quiser. A técnica possibilita ampliar o afeto entre a mãe e o recém nascido e melhora a qualidade de vida do massageado”, explicou o fisioterapeuta.

A Chefe de Cartório Civil de Carmo da Mata, Renata Pereira, explicou a importância do registro da criança e que este seja feito na cidade em que a criança mora. “Registrar a criança no município gera recursos e investimentos. Para isso, os pais têm um prazo. Se moram na cidade, tem 15 dias para registrar. Caso morem na zona rural, este tempo é de 30 dias”, esclareceu a chefe de cartório.

Mobilização dos parceiros

A equipe de Mobilização da SES-MG está no município desde o dia 17 de setembro. Neste período, juntamente com a SRS-Div e Secretaria Municipal de Saúde, a equipe se reuniu com outros órgãos da prefeitura e também com intuições da sociedade civil. O objetivo era apresentar o Projeto Mães de Minas, a situação da mortalidade infantil em Minas Gerais, a rede Viva Vida, conhecer de que forma cada um pode contribuir para evitar os óbitos e incentivá-los a criar o Comitê em Defesa da Vida.

Aos parceiros foi demonstrado como as mães podem se cadastrar no 155 Mães de Minas e como ele pode auxiliar a mãe no acompanhamento do pré-natal e dúvidas quanto a gestação. Na oportunidade, eles puderam também sugerir ações para colaborar na organização e realização da Caravana Mães de Minas.

Participaram das reuniões representantes das escolas municipais, Apae, Laboratório Municipal, Cartório de Registro, Loja Maçônica, Interact Club de Carmo da Mata (grupo de adolescentes ligados ao Roraty que desenvolve projetos sociais), Laboratório bioclínica, Tribunal de Justiça, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Icafe, Igreja Católica, Pastoral da Criança e a Igreja evangélica Assembléia de Deus.

“As expectativas são as melhores. Precisávamos muito deste momento para reunir todos os setores e de estruturar o Comitê. A Caravana vai ser o ápice para mobilizar a população e envolvê-la para nos ajudar a pensar e realizar  trabalhos de promoção e prevenção à saúde da mulher e da criança”, finalizou a Coordenadora de Atenção Primária de Carmo da Mata,  Aline Santos Diniz.

Por Willian Pacheco