A Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve entre os dias 2 e 13 se setembro em São Sebastião do Maranhão no Leste de Minas, município com população de 10.647 pessoas, realizando exames de mamografia em cerca de 580 mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos. O objetivo é realizar o rastreamento e prevenção de mulheres, incentivando-as a realizar o exame regularmente.

O caminhão e a equipe, que atuaram na praça central da cidade, é formada pelas técnicas de enfermagem Lorenza Ferreira Frattezi e Jéssica Fernanda Alves Moreiras, que integram o Programa Estadual do Controle de Câncer de Mama do Governo de Minas.
O atendimento obedece a um fluxo em que, assim que a mulher realiza o exame, o resultado é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência da paciente. O agente de saúde realiza então a entrega do resultado na casa da usuária no período de 15 a 20 dias.

“A intenção do Estado é levar o atendimento as usuárias de saúde em regiões de acesso escasso à mamografia, considerando que o câncer de mama é que mais mata mulheres em nosso País”, declarou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Idelson Moreira dos Reis, a presença da unidade móvel foi fundamental no atendimento a demanda reprimida de exames de mamografia do município. “Tínhamos um indicador de 380 mulheres necessitando desse exame e com a unidade móvel alcançamos um número muito maior de usuários do município e de povoados no entorno da localidade. A ação do Estado também veio resolver alguns problemas que temos nesses casos. O primeiro pela falta de um aparelho de ultrassom em nossa região e o segundo pela dificuldade muito grande que temos no transporte dos usuários, como no caso do exame de mamografia, quando temos de deslocá-las para a cidade de Guanhães a mais de 100 quilômetros do município”, destacou.

Já o prefeito de São Sebastião do Maranhão, Aguinaldo Timote Ferreira Bessa parabenizou a SES-MG pela iniciativa. ”Além de atender com conforto um número expressivo de mulheres de nossa cidade, a ação representou também uma economia muito grande no transporte e encaminhamento dessas usuárias. Além disso, pude verificar pessoalmente o trabalho qualificado da equipe, que atendeu e acolheu as mulheres com muita atenção e de forma humanizada”, ressaltou.

A dona de casa, Maria Correa do Anjos, 65 anos, moradora do povoado de Limeira, estava em visita a sede do município quando viu o caminhão e aproveitou para realizar o exame. “O último exame de mamografia que fiz foi há muitos anos em Guanhães. Fiquei muito satisfeita de ser atendida aqui porque a melhor coisa é a gente se prevenir de uma doença tão séria como essa”, comentou.

Maria Aparecida Paranhos, 58 anos, residente no Povoado de Queiroz, há mais de 40 quilômetros de São Sebastião do Maranhão, ficou sabendo da unidade móvel pelo agente comunitário de Saúde e na unidade fez pela primeira vez o exame. “Há meses foi marcada um consulta para meu atendimento em outro município mais não pude ir por problemas com a chuva e condições da estrada. Agora fui bem atendida pela equipe e aguardo o resultado o mais breve possível. A saúde é nosso maior bem”,finalizou.

Por Frederico Bussinger