Durante a tarde dessa quinta-feira (05/09), representantes do Programa Saúde Manaus Itinerante da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, William Góes Terra e Márcio Martins dos Santos, vieram a Minas para conhecer o Programa Estadual de Combate ao Câncer de Mama. O encontro aconteceu na Cidade Administrativa.

Durante o encontro, o médico e coordenador do Programa Estadual de Combate ao Câncer de Mama, Sérgio Bicalho, apresentou aos participantes o aspecto atual do câncer de mama no estado e o funcionamento do Programa no mapeamento da doença.

“Em Minas o controle do câncer de mama está focado em três pontos chaves: ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos, facilitar o acesso à mamografia e agilizar a definição diagnóstica. Como isso, objetivamos iniciar rapidamente o tratamento e esperamos melhorar o prognóstico da doença nas mulheres mineiras. Com as unidades móveis, que percorrem todas as regiões do Estado, é possível que mulheres, dentro da faixa etária prioritária, tenham acesso à realização do exame”.

Para o chefe de divisão técnica do Programa Saúde Manaus Itinerante, Márcio Martins, conhecer a experiência exitosa de Minas irá possibilitar um crescimento do Programa na capital do Amazonas. “Conhecer o modelo mineiro irá nos ajudar a lidar com nossa maior dificuldade, o acesso. Em Manaus temos os caminhões com os mamógrafos e técnicos e o que precisamos é levar os exames as mulheres. Com as vivências e experiências positivas que levamos de Minas iremos avançar, e muito, no mapeamento da doença na nossa região”.

Atualmente, Minas possui 10 unidades móveis que já percorram mais de 120 municípios do Estado e realizaram 600 mil exames em mulheres com faixa etária de 45 à 69 anos. Cada unidade conta com duas técnicas em radiologia e uma recepcionista e tem a capacidade de realizar cerca de 50 exames por dia. Para realizar a mamografia, a mulher não precisa de pedido médico, é necessário apenas apresentar um documento com foto. Após os laudos, os exames são enviados para Unidades de Saúde de referência e nos casos de diagnósticos com cerca 70% chance de confirmação de câncer de mama, as pacientes serão encaminhadas para as unidades Centro Viva Vida ou para outras unidades de referência.

Participaram da reunião Clóvis Vilanova e João Domingos da Rosa, representando a Gebramed e Shirley Franco, da Secretaria Municipal de Manaus.

Por Míria César