Cerca de 50 gestantes participaram do Encontro Mães de Minas, evento promovido pela equipe de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que aconteceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na quarta-feira, 04/09.

A ação faz parte do cronograma de atividades realizadas no município para difundir a importância do projeto Mães de Minas, que busca a diminuição da mortalidade infantil e materna. Neste encontro foram esclarecidas dúvidas pertinentes ao programa, além da divulgação da Caravana Mães de Minas e a realização de pré-cadastros no Call Center (155), para que as futuras mães possam ter uma gestação monitorada.

Também participaram da reunião enfermeiros, médicos e assistentes sociais das Unidades de Saúde de Uberlândia. Durante toda a semana, mães e gestantes do município foram sensibilizadas pela equipe de mobilização da SES em diversas visitas e encontros com representantes de instituições de ensino, religiosas, comerciais e autoridades públicas da cidade.

Ao lado da mãe

Lançado em agosto de 2011, o Mães de Minas é um conjunto de ações de saúde voltadas para proteção e cuidado da gestante e da criança, com a atenção integral à saúde desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê.

 A intenção é que 100% das gestantes mineiras sejam identificadas e acolhidas, utilizando de forma plena a Rede Viva Vida, possibilitando que todas as crianças nasçam com dignidade e vivam com saúde.

 O Projeto também está conectado ao Lig Minas, uma central de atendimento sobre serviços prestados pelas instituições do Governo de Minas, como ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, com vistas ao monitoramento da mãe e bebê.

O número do telefone para ligação, gratuita, de qualquer cidade mineira é o 155.

Por Flávio Brunelli