A Unidade Móvel de Mamografia, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, realizando exames de mamografia em mulheres de 45 a 69 anos. A expectativa é de que até a próxima sexta-feira (06/09) cerca de 700 exames sejam realizados no município.

 

A dona de casa, Maria das Graças Nascimento, de 45 anos, foi realizar hoje (04/09), seu primeiro exame de mamografia. “O que me motivou vir procurar a Unidade de Mamografia é porque o resultado aqui é bem rápido, enquanto, que em outros lugares, demora muito para marcar e ser atendido”, disse.

Assim que a mulher realiza o exame, o resultado é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente. O agente de saúde realiza a entrega do resultado na casa da paciente no período de 15 a 20 dias.

A aposentada, Alice Pereira dos Santos, 69, moradora do bairro Getúlio Vargas, contou que esta é a quinta vez que realiza o exame e que apesar de nunca ter tido ninguém da família com qualquer problema de câncer de mama, acha fundamental realizar o exame com frequência para saber se está tudo bem.

A servidora pública, Ilca Viana, 55, disse que já realizou exames de mamografia em Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni, sendo que além do custo de viajar para realizar o exame, ainda tinha gastos para buscar o resultado. “Como já tive problema de nódulo no seio, realizo o exame todos os anos. E ter a oportunidade de realizar o exame na nossa própria cidade é muito melhor, sendo que o exame é gratuito,” disse.


Vale do Jequitinhonha

A Unidade Móvel de Mamografia da SES já atendeu os municípios das Microrregiões de Itaobim (Itaobim, Comercinho, Medina, Ponto dos Volantes e Itinga) e de Pedra Azul (Pedra Azul, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú e Divisa Alegre). Na microrregião de Almenara, estão sendo atendidos os municípios de Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

Por Allan Campos